personagem
Qual a melhor idade para aprender um novo idioma? Descubra!

Notíciasset, 14 - 2018

Qual a melhor idade para aprender um novo idioma? Descubra!

The book is on the table, colors, numbers, enfim… aprender inglês e qualquer outra segunda língua já deixou, há muito tempo, de ser um diferencial e passou a ser obrigatoriedade.

E com essa história, os pais entram naquele conflito: “Qual será a melhor idade para que meu filho aprenda um novo idioma?”.

Há quem acredite que o melhor é, desde cedo, colocar a criança em colégios bilíngues, enquanto outros preferem aguardar a evolução do pequeno com sua língua nativa e, só depois, dar um segundo passo.

Pesquisadores americanos tinham essa mesma dúvida e fizeram um estudo para descobrir qual a idade limite para dominar uma nova língua com fluência gramatical perfeita.  

Estudiosos de três universidades de Boston, nos Estados Unidos, iniciaram sua pesquisa com a premissa de que muitos podem até mesmo ter um inglês fluente, porém dificilmente poderiam se passar por nativos.

A pesquisa contou com 100 mil acessos por dia, de pessoas com 38 idiomas diferentes. Nela, os participantes fizeram um teste gramatical online com diversas perguntas relacionadas a elementos linguísticos, como concordância, substantivo e verbo, pronomes, preposições e cláusulas relativas. Em troca das respostas, os entrevistados ganhavam palpites sobre suas origens.

 

O resultado

Como já era esperado, foi possível concluir que é mais fácil aprender uma nova língua até os 18 anos de idade, pelo menos no quesito gramatical. E, para ser realmente fluente, é indicado que o aprendizado seja iniciado antes dos 10 anos.

Ainda de acordo com a pesquisa, os motivos que dificultam o aprendizado de uma nova língua após os 18 anos são: mudanças sociais, físicas, interferência da língua primária e também o desenvolvimento contínuo do cérebro.

Outro grande motivo – bem conhecido na vida adulta – é o mercado de trabalho, que faz com que as pessoas encontrem empecilhos como a falta de tempo e oportunidades para se dedicar a um bom curso.

Ou seja, em colégios bilíngues ou não, é muito importante que os pequenos tenham os primeiros contatos com uma nova língua ainda na infância. Desta forma, seu aprendizado será melhor e sua evolução também.

Por Carolina Pain