personagem
12 dicas para atividades de relaxamento corporal infantil

Notíciasjun, 09 - 2020

12 dicas para atividades de relaxamento corporal infantil

A correria do dia a dia deixa todos com o estresse à flor da pele, não é mesmo? Porém, enquanto os adultos já sabem como aliviar, as crianças nem sempre se conhecem o suficiente para alcançar este objetivo. Logo, você tem que ajudá-las. Por isso, separamos aqui algumas atividades de relaxamento corporal infantil.

Afinal, as crianças de hoje estão muito mais ocupadas do que antigamente, concorda? Elas fazem muitos cursos desde cedo e trabalham habilidades para que possam se desenvolver melhor depois.

E tudo isso gera muito cansaço em qualquer um. Então, dê uma olhadinha abaixo e veja nossas dicas para acalmar os pequenos.

Conheça essas atividades de relaxamento corporal infantil

Com certeza alguma ou várias delas vão combinar com a personalidade da criança que você quer agradar, então escolha sua preferida. Se quiser, teste todas para ver qual funciona melhor.

1 – Brinque de massinha de modelar

As massinhas de modelar oferecem diferentes vantagens. Dentre elas, o incentivo a coordenação, criatividade e fortalecimento das mãos. Além disso, prendem a atenção e estão entre as atividades que acalmam a mente devido sua textura e flexibilidade.

O melhor de tudo é que você pode encontrar modelos prontos ou fazer em casa. Para isso, vai precisar de:

  • 1 xícara de sal;
  • 4 xícaras de farinha de trigo;
  • 1 xícara e meia de água;
  • 3 colheres de sopa de óleo;
  • Corante alimentício.

Viu só como é fácil fazer sua própria massinha?

2 – Faça um pote da calma

A concentração e estímulos visuais são excelentes atividades de relaxamento corporal infantil. Para esse exercício, não precisa de imagens super elaboradas e paisagens deslumbrantes. Um pote de vidro, água, tinta e glitter já são o suficiente.

Conhecido como “pote da calma”, esse instrumento instiga esse sentimento por meio da concentração nas cores, brilhos e movimento da água. Experimente fazer aí na sua casa!

3 – Ouça música

As músicas são reconhecidas por sua influência em nossas vidas: automaticamente dançamos, decoramos letras, cantamos, gravamos sons e criamos memórias afetivas incríveis.

E é essa a intenção de ouvir música com os pequenos: relaxar e se divertir!

Seja para dispersar sentimentos negativos ou se preparar para uma boa noite de sono, as músicas e seus diferentes ritmos são extremamente eficientes como atividades de relaxamento corporal infantil.

4 – Divirta-se com o jogo da vela

É hora de respirar fundo! Exercícios de respiração auxiliam na oxigenação no corpo, acalmando e desacelerando os batimentos cardíacos, o que auxilia no controle da agitação e/ou ansiedade.

A criança, posicionada a cerca de 2 metros de distância da vela, deverá soprar sem se inclinar para frente.

Aos poucos, você pode aproximá-la ao objeto, até que ela consiga apagar apenas com o sopro.

5 – Faça massagem

Não são apenas os adultos que sentem aquela tensão pesar os ombros, viu? As crianças também precisam de uma massagem de vez em quando e por isso entra em nossa lista de atividades de relaxamento corporal infantil.

Concentre a massagem nos ombros e faça movimentos leves ao longo dos braços e pernas. E, claro, não deixe de dar aquele abraço apertado no final!

6 – Assista uma boa animação

Quem não gosta de assistir um filminho, não é mesmo? Então, uma dica boa entre as atividades para acalmar a mente é colocar uma animação para as crianças assistirem.

Deixe o ambiente bem parecido com uma sala de cinema, ou seja, escurinho. Assim, elas ficarão prestando atenção bem relaxadas.

7 – Leia a história preferida

Mais uma opção de atividades de relaxamento corporal infantil é ler a história favorita da criança. Este é um momento muito gostoso e ainda pode ajudar na sua evolução, principalmente, na criatividade.

Por este motivo, é importante ter alguns livros infantis sempre por perto. Ainda é um momento em que os pais podem ficar mais próximos dos filhos, criando grandes laços de afetos.

8 – Colorir um lindo desenho

Concorda que pintar é uma forma que traz calma para dentro de casa? Então, imprima os desenhos favoritos das crianças e pegue lápis de cor e giz de cera para conversar colorindo todos os detalhes.

Você pode também ter diversas revistas de pintura para entrar na lista de atividades que acalmam a mente, sempre que precisar. O momento de colorir, além de proporcionar tranquilidade, ainda estimula a criatividade das crianças.

9 – Use brinquedos de montar

Está em um momento de correria e precisa de atividades para relaxamento? Que tal apostar naqueles brinquedos de montar? Eles são ótimos para quem precisa que os pequenos fiquem mais quietos e parem, por exemplo, de correr pela casa.

Além disso, os pais podem participar junto deste momento, aproveitando para criar peças e unir com histórias divertidas. Mas, claro, sem agitar as crianças.

10 – Leia o conto da tartaruga

Criado por Schneider, é uma ótima forma de instigar a habilidade de autocontrole e entra em nossa lista de atividades de relaxamento corporal infantil. Esta brincadeira nada mais é que contar a história de uma tartaruga pequena que ficava brava com tudo e sempre perdia o domínio próprio facilmente.

Um momento, após sentir que estava sozinha e isolada, ela encontra outra tartaruga que aproveita para dar um conselho para se acalmar e conseguir controlar a sua raiva. Fique dentro da carapaça quando estiver muito nervosa, conte um pouco até ficar mais calma, domine os seus pensamentos e relaxe.

Indicado para crianças de três a sete anos, o conto ajuda em momentos de tensão.

11 – Aproveite os sons da natureza

Mais uma forma de trazer atividades de relaxamento para os pequenos é colocar barulhos da natureza para que as crianças possam adivinhar.

Aproveite para colocar animais que ela consiga identificar. Além de ser uma brincadeira muito divertida, este momento pode trazer uma união com todos os membros da família, já que é ela indicada para crianças de todas as idades e, claro, até adultos.

12 – Inove com um quebra-cabeça

O quebra-cabeça é uma atividade que pode ser aproveitada entre as crianças de todas as idades.

É possível encontrar o brinquedo com diversas quantidades de peças. Por isso, para que os pequenos não fiquem entediados é importante ficar atento na idade certa para tipo de produto.

Bônus: tenha um cantinho animado!

Espera que ainda não acabou! Ter um cantinho especial para as brincadeiras e atividades para relaxamento não se trata apenas de organização, eles são excelentes para mostrar às crianças que elas possuem seu espaço na casa para brincar, diferente daqueles para descansar.

Gostou das dicas de atividades de relaxamento corporal infantil? Experimente!

Leia ainda: Aprenda como trabalhar a autoestima das crianças

A Seven Boys foi fundada em 1950, em São Paulo. Pois é….temos uma looonga história!