Educação financeira para crianças

Notíciasout, 28 - 2021

Educação financeira para crianças

Tem gente que acha que dinheiro não é coisa para os pequenos, mas, pelo contrário. Ensinar desde cedo como lidar com as finanças pode fazer muita diferença no futuro. Por esse motivo, vamos dar algumas dicas de educação financeira para crianças.

Esta discussão rende bastante assunto. Isso porque tem pessoas que acham que as crianças são muito pequenas para entender sobre dinheiro. Porém, é super importante educarmos os pequenos sobre finanças.

Saber gerir o próprio dinheiro é uma habilidade essencial para a vida adulta, mas você aprender como ensinar educação financeira em casa é uma habilidade muito importante para instruir seus filhos?

Isso é ótimo, pois além de desenvolver o senso crítico em relação ao dinheiro e a conscientização em relação a poupar, pode trazer momentos divertidos para o convívio familiar!

A inclusão da educação financeira infantil pode acontecer de diversas formas, principalmente, em pequenas atitudes do dia a dia. Desta forma, você estará formando adultos que serão mais responsáveis e com uma consciência diferente quando o assunto é a vida financeira.

Se você não sabe como abordar esse tema, está em dúvida se existe um regulamento da mesada para filhos e fica perdido sem saber por onde começar, fique calmo. Neste texto, daremos dicas importantes.

Veja também: Como deixar sua cozinha mais segura para os pequenos?

Como ensinar educação financeira para crianças?

Antes de tudo, é legal entender um pouco sobre o conceito do termo. A primeira coisa que você precisa ter em mente é que o ensinamento será para desenvolver uma relação saudável da criança, neste caso, com o dinheiro.

A pessoa que entende e aprende este conceito desde cedo saberá gerir os recursos que chegam à sua mão e tende a ter um controle maior das suas finanças.

E o que falaremos sobre educação financeira infantil vai muito além do que apenas ensinar a acumular riquezas. O principal objetivo é exatamente fazer com que elas, desde cedo, entendam que devem utilizar o dinheiro de forma consciente.

Quer saber como fazer para inserir o tema de forma leve e divertida no cotidiano das crianças? Confira essas 7 dicas!

Dica 1: Você precisa ser o exemplo

Em todas as atitudes, os pais são os maiores exemplos e não seria diferente na educação financeira para crianças. Por isso, se você não tem controle sobre as suas finanças, como o pequeno irá entender a importância de administrar bem o dinheiro, concorda?

Por isso, é essencial que, se necessário, você reveja alguns comportamentos e comece a construir uma relação saudável com o dinheiro. Desta forma, seu filho verá a sua organização com as finanças e vai querer imitá-lo.

Então, nada de fazer compras compulsivas e reclamar de dívidas. Mostre para a criança que é importante poupar para que vocês vivam bons momentos como, por exemplo, uma viagem de férias.

Lembre-se de incluir exemplos no dia a dia, pois as atividades entre pais e filhos são muito importantes.

Dica 2: A mesada pode ser uma boa estratégia

Uma das formas de ensinar educação financeira para crianças é com a mesada. Afinal de contas, elas receberão um valor mensal e terão que administrar o dinheiro para não ficar sem nada até receber a próxima quantia.

Os pais podem criar um regulamento da mesada para filhos e irem ensinando a cada momento que eles quiserem gastar o valor. Se o seu filho ainda for muito pequeno, poderá dar valores a cada semana ou até mesmo quinzenalmente.

Quando a criança tem o seu próprio dinheiro, isso faz com que ela entenda o valor de cada centavo.

Além disso, saber como ensinar educação financeira em casa para uma criança é uma forma de mostrar o que é prioridade, o que na vida adulta é essencial para ajudar na escolha do que realmente é importante gastar.

Dica 3: Mantenha um cofrinho

Ter onde guardar o dinheiro de forma organizada é essencial para ajudar os seus filhos a tomarem consciência da importância de acumular, seja moedas ou notas.

Por isso, se quer saber como ensinar educação financeira, o cofrinho irá tornar o aprendizado de finanças para crianças mais lúdico e divertido.

É importante que os pais expliquem o porquê dessa ação e que conversem com os pequenos sobre as suas metas e planos com aquele dinheiro.

Também será preciso estabelecer uma data para abrir o cofrinho, assim as crianças aprenderão a ter mais paciência e menos impulsividade na hora de gastar.

Dica 4: Criatividade e empreendedorismo

Estimular o espírito empreendedor é outra forma prática de ensinar educação financeira para crianças. Você pode também aproveitar essa dica para incentivar a criatividade e o desenvolvimento dos próprios talentos e interesses dos pequenos.

Um exemplo disso é o talento para a culinária, se a criança tiver interesse e gostar de cozinhar, você pode incentivar a venda de alguns brigadeiros. Dá até para ver algumas ideias de receitas aqui para incentivá-la.

Agora, se o seu filho tiver talento para a pintura, que tal vender alguns de seus quadros ou desenhos, ou até incentivar que ele faça trabalhos manuais e artesanatos para vender?

Outra opção na hora de saber como ensinar educação financeira é oferecer pequenas recompensas em dinheiro para que eles façam tarefas extras em casa, além das obrigações diárias.

Isso pode estimular a criança e mostrar como o trabalho pode render.

Dica 5: Gestão do dinheiro e economia

Uma dica importante para ensinar educação financeira para crianças é mostrar a elas que o dinheiro que ganhar deverá ser suficiente por um período de tempo, por exemplo, com uma mesada.

Dessa forma, elas irão entender que precisam saber como gastar e gerir aquele dinheiro até que recebam outra quantia novamente.

Outro tópico essencial é fazer com que a criança entenda a importância de evitar desperdícios. Economizar água e energia é uma forma de aprender que cada coisa tem seu valor e que não podemos desperdiçar nada.

Dica 6: Conscientização

Desde cedo, é fundamental fazer com que os pequenos entendam os malefícios de compras impulsivas e do consumo em excesso. Essa é uma parte importante da educação financeira para crianças. É preciso que elas compreendam que o dinheiro deve ser usado a nosso favor.

Para isso, os pais podem ensiná-las a se perguntarem: eu realmente preciso disso agora? Tenho a quantia necessária para essa compra?

Além disso, para crianças mais velhas, é possível incentivá-las a manter um diário de anotações com seus ganhos e gastos.

Dica 7: Empatia e doação

Por fim, um aprendizado fundamental da educação financeira infantil é a empatia e a doação, para evitar que eles se tornem adultos egoístas e até mesmo, acumuladores.

Separar objetos pessoais e roupas para doação a cada seis meses, por exemplo, é uma ótima maneira de ajudar o próximo e ensinar sobre empatia, doação e solidariedade.

Gostou das dicas para ensinar educação financeira para crianças? Colocá-las em prática e mostrar sobre o uso consciente do dinheiro, com certeza, trará resultados muito positivos!

Quem sabe na próxima ida ao mercado elas possam comprar um bolinho da Seven Boys com o próprio dinheiro?!

A Seven Boys foi fundada em 1950, em São Paulo. Pois é….temos uma looonga história!