Qual é a importância dos exames pré-natal? Conheça os benefícios!

Notíciasjan, 31 - 2024

Qual é a importância dos exames pré-natal? Conheça os benefícios!

Atenção: tem bebê chegando na área e é hora de a família toda colocar a mão na massa. Existem diversas maneiras fáceis de colaborar com as mulheres nesse período.

De maneira geral, os cuidados se resumem a companhia e zelo e você deve descobrir qual é a importância dos exames pré-natal para compreender porque a presença de todos fará muita diferença. Vamos lá?

Esse é um momento delicado e a gestante deve se sentir bem, confortável e amparada. Primeiramente, devemos considerar que trata-se de um período de drásticas mudanças para a mãe: os hormônios mudam, o humor fica fragilizado e o corpo é transformado, apresentando maiores limitações com o passar do tempo.

Junto a tais mudanças físicas e emocionais, vem o desenvolvimento do bebê. Esta fase, também conhecida como pré-natal, exige acompanhamento médico constante. Você entenderá melhor esse tema lendo esse artigo até o final!

O que é o pré-natal?

Podemos dizer, especificamente, que ele está relacionado com o acompanhamento médico para a mulher e o feto.

Quando a gravidez é planejada, o indicado é que as consultas sejam iniciadas 3 meses antes da concepção. Se este não for o caso, é imprescindível que o acompanhamento se inicie assim que a mesma for descoberta.

Antes de falarmos qual é a importância dos exames pré-natal, saiba que acontecem, em média, 6 consultas médicas durante a gestação, sendo elas: 1 no primeiro trimestre, 2 no segundo e 3 no terceiro.

Estas permitirão uma análise do histórico de saúde da gestante, indicação de suplementos e análise de uma bateria de exames (que deverão ser feitos duas vezes durante os 9 meses).

Qual é a importância dos exames pré-natal?

Bom, se mesmo depois de falarmos o que é e frisarmos como a mulher pode ficar fragilizada nesse momento, ainda restam dúvidas, vamos mostrar porque torna-se essencial realizar esse acompanhamento.

1 – Aferição do histórico médico da gestante

Cada pessoa possui um organismo distinto, com condições de saúde únicas e que devem ser tratadas como tal. Isso significa que a maneira como uma gravidez é conduzida, da alimentação aos hábitos, leva em conta não apenas o bebê, mas também quem o carrega.

Os exames pré-natal permitem uma análise do histórico de saúde da gestante, conforme já falamos acima, o que influi em decisões como utilização ou interrupção de fármacos, inclusão (ou não) de suplementos nutricionais e a frequência com a qual deverão ser feitos.

Algumas condições de saúde resultam em gestações de risco, o que mostra qual é a importância dos exames pré-natal. Apesar de tudo, é essencial notar que informações mais específicas dependem de diagnósticos médicos, geralmente de maneira multidisciplinar.

Separamos algumas dicas para pais de primeira viagem. Confira!

2 – Indicações de alimentos e suplementos

Já citamos brevemente acima sobre a necessidade de suplementação. Podemos lembrar principalmente do ferro, já que os níveis do mesmo diminuem para a formação da criança. Esse tipo de intervenção varia de acordo com cada gestante. Em boa parte dos casos, suplementos nem mesmo são usados.

Por outro lado, os alimentos ingeridos têm papel fundamental aqui, já que se trata de uma maneira menos invasiva de incluir nutrientes como parte do cotidiano da gestante.

É comum que profissionais da Medicina trabalhem com aqueles da Nutrição na elaboração de dietas e isso só reforça qual é a importância dos exames pré-natal.

A alimentação conta, ainda, com um aspecto psicológico muitas vezes ignorado. Comer vai além de nutrir o corpo, com o apreço pela comida sendo parte essencial da experiência humana. Isso se intensifica durante a gestação e não deve ser ignorado por quem a vive.

Vale dizer ainda que a alimentação pode influenciar na amamentação, então que tal mudar alguns hábitos desde já?

3 – Esclarecimento de dúvidas

Para qualquer gestante, é imprescindível que as dúvidas sejam sanadas, tanto para que as recomendações médicas sejam seguidas, como para diminuir a carga psicológica. Informação é fundamental.

Mais do que um momento para médicos conversarem com a paciente, os exames pré-natal são uma oportunidade para fazer perguntas, independentemente de quais sejam. A comunicação clara e transparente é, talvez, a parte mais importante das visitas.

Naturalmente, cada profissional da Medicina é capaz de informar sobre sua área de conhecimento, o que significa que é muito recomendado contar com uma equipe de diferentes espaços. Essa complexidade serve para mostrar qual é a importância dos exames pré-natal.

Em conjunto, os dados fornecidos dão uma visão completa da saúde na gestação.

4 – Realização de exames regulares

Esses procedimentos não consistem exclusivamente de ultrassons, mas de todos os testes que sejam requeridos para garantir a saúde da futura mamãe e do bebê. Isso inclui exames de sangue e urina, medição da pressão arterial, testes de tolerância e, é claro, a anamnese.

É fácil concluir que quanto mais sensível for o quadro de saúde da gestante, maior será a frequência de realização dos exames. Isso pode gerar um pouco de desconforto para a paciente, mas é  uma iniciativa que tem como foco a garantia de segurança na gravidez.

Cada gestação é única e deve ser tratada como tal, o que mostra qual é a importância dos exames pré-natal. Problemas enfrentados por uma gestante podem não ser uma preocupação para outra, o que faz parte dos processos.

5 – Preocupação com a saúde emocional

Até aqui mencionamos em alguns momentos a saúde psicológica da futura mamãe, mas esse item merece ser discutido diretamente e sem ressalvas ao falarmos qual é a importância dos exames pré-natal.

As mudanças que ocorrem durante a gravidez não são exclusivamente físicas, afetando também o aspecto emocional.

Por conta disso, exames pré-natal com profissionais da Psicologia e da Psiquiatria são muito recomendados, mesmo que não exista uma necessidade imediata. A ideia é que a paciente tenha uma rede de apoio profissional que se estenda para além da saúde física.

Isso permite que o emocional da mulher seja preservado, o que tem reflexos diretos em outras partes da saúde. Quando a mente está sã, é muito mais fácil lidar com eventuais problemas físicos que possam surgir.

Por que é importante que os familiares façam parte do pré-natal?

A companhia da família e dos amigos neste período é fundamental. Isso ocorre devido a todos os motivos citados até aqui, neste texto sobre qual é a importância dos exames pré-natal. Este apoio serve também para evitar que a grávida corra riscos de locomoção dentro ou fora de casa.

Além disso, demonstrar interesse em colaborar com a alimentação e medicação, por exemplo, pode fazer grande diferença. Por isso: mostrem-se presentes!

Sejam pacientes, considerando – principalmente – as alterações de humor e mantenham o espaço da mulher, permitindo que a mesma expresse suas dúvidas e vontades.

Para que tudo isso se torne ainda mais efetivo: falem a mesma língua! Busquem os tipos de parto, novos artigos sobre a medicina e demais fatos importantes sobre o período pré e pós-natal.

E então, conseguiu entender qual é a importância dos exames pré-natal e por que todos devem estar ainda mais juntos?

Mas para se unir de verdade, nada melhor que um lanche da Seven Boys para comer em família (você pode ver muitas receitas aqui), não é? Tenho certeza que essa delícia estará no meio dos desejos da gravidinha.

A Seven Boys foi fundada em 1950, em São Paulo. Pois é….temos uma looonga história!