Atenção: conheça os perigos do verão

Notíciasjan, 02 - 2020

Atenção: conheça os perigos do verão

 

 

Uma das estações do ano mais queridas chegou! Clima de férias, festas, viagens e passeios em família que deixam qualquer um com aquele friozinho na barriga, que é uma delícia. Mas, como sabemos, saúde é coisa séria e precisa de cuidados especiais nessa época do ano.

 

As altas temperaturas, os ambientes que frequentamos, o que comemos, o funcionamento do nosso organismo e, até mesmo, as roupas que usamos influenciam – e muito – na nossa saúde durante o verão. Começando pela proliferação de fungos e bactérias devido o calor e a umidade, responsável por gerar o aumento dos índices de doenças transmissíveis e complicações na pele. Além disso, os insetos “fazem a festa”, aumentando o risco de alergias e doenças como a dengue.

 

A desidratação do corpo é outro fator de destaque nessa estação, já que, é comum o aumento do suor (eliminação de líquidos em excesso) e ressecamento da pele. Por isso, é indicado uma boa alimentação, aumento na ingestão de líquidos e o uso regular de hidratantes e protetores solares . Os protetores agirão não só como hidratantes, como trabalharão na proteção da pele contra os malefícios dos raios UV, que podem causar sérios danos à pele, chegando ao câncer (sendo este o câncer que mais atinge os brasileiros).

 

Além disso, você também pode evitar o contato com o Sol no período entre as 10h e as 16h a fim de preservar sua saúde e evitar problemas como a insolação. Tal hábito é bastante válido durante as viagens, por exemplo, quando querermos passar o dia aproveitando a praia ou piscina, mas isso pode ser perigoso.

 

Já para se prevenir do mal estar e maiores complicações, não pratique atividades físicas intensas após o almoço. Elas podem causar congestão e levar a náuseas fortes.

 

E, claro, o calorzão é desculpa para “comer mal”. As frutas, por exemplo, são ótimas apostas nessas temperaturas por serem frescas, leves e nutritivas, enquanto o excesso de sal pode levar a retenção de líquido e, consequentemente, inchaço.

 

Resumindo, hidrate-se, proteja-se, coma bem e não se esqueça de separar roupas levinhas para a família toda. Tenha um bom verão!

 

Por Carolina Oquendo

A Seven Boys foi fundada em 1950, em São Paulo. Pois é….temos uma looonga história!