Jogos e brincadeiras para fazer em família. Crie novas memórias!

Notíciasjan, 31 - 2024

Jogos e brincadeiras para fazer em família. Crie novas memórias!

Brincadeira de criança, como é bom, como é bom … (Duvido que você não leu cantando…rs.) Ainda mais quando feito em família.

Estas atividades colaboram com o autoconhecimento das crianças, além de permitir que criem visão de mundo, trabalhem a imaginação e o senso de equipe. Elas são de extrema importância a participação de todos nesse momento.

Vamos então falar um pouco sobre jogos e brincadeiras para fazer em família? Talvez você não tenha parado para pensar o quanto as atividades familiares são importantes para o desenvolvimento infantil. Contudo, saiba que elas desempenham um papel essencial.

E se está sem ideias de como inovar e sair da rotina, separamos muitas opções para adequar conforme a idade do seu filho!

Jogos e brincadeiras para fazer em família

Abaixo, você pode escolher o tipo de atividade que pode interessar melhor para seu filho, bem como adaptar conforme a idade. Há opções para todos os gostos!

1 – “Eu fui à feira e comprei…”

Essa é uma brincadeira de memorização simples e que não requer materiais. Funciona da seguinte forma: uma pessoa fala, por exemplo, “eu fui à feira e comprei uma laranja”.

O próximo então diz “eu fui à feira e comprei uma laranja e um porta-retratos” e assim por diante!

2 – Jogos de tabuleiro

Eles estão entre as opções de jogos e brincadeiras para fazer em família mais versáteis de todas, dependendo do que tiver disponível em casa e da idade das crianças. Alguns títulos clássicos incluem: Jogo da Vida, Ludo, Banco Imobiliário, Cara a Cara, Xadrez e Damas.

3 – Soletrar em libras

Essa é uma atividade divertida por si só, mas que tal usar essa oportunidade para ensinar aos pequenos sobre a Língua Brasileira de Sinais? Além de ser uma brincadeira que entretém, a criança ainda aprende sobre a vivência de pessoas com deficiências.

4 – Stop!

Também chamado de “adedonha”, essa é uma brincadeira clássica. Basta separar folhas de papel com diversas categorias (como “animal”, “fruta”, “nome”) e sortear uma letra.

Ganha quem fizer mais pontos, tendo preenchido toda a tabela com a letra que foi sorteada.

5 – Mímica

Entre os jogos e brincadeiras para fazer em família, essa é famosa e ajuda a estimular a criatividade. Duas ou mais duplas sorteiam palavras e então precisam comunicar o que foi sorteado ao parceiro sem utilizar a voz, somente por meio de gestos corporais.

Caso alguém da dupla adversária acerte antes, são eles quem recebem os pontos.

6 – Telefone sem fio

Para essa atividade, o grupo se organiza em uma roda. O primeiro da roda então deve falar uma frase (o quanto mais complicada ela for, mais divertido será!) para a pessoa seguinte, cochichando.

O processo continua até que o último repita o que ouviu em voz alta para todos.

7 – Jogo da memória

Esse pode ser praticado com cartinhas já prontas ou feitas pelas próprias crianças, utilizando post it e lápis coloridos. O objetivo é lembrar onde uma determinada carta está e formar pares idênticos.

Ganha quem fizer mais combinações de cartas sem errar. Este está entre os jogos e brincadeiras para fazer em família mais comuns e fáceis também.

8 – Jogo dos sete erros

Treinar a percepção é o principal objetivo da atividade. Deve-se observar duas figuras similares, mas distintas, e apontar as diferenças entre elas.

Ganha quem conseguir encontrar o maior número de diferenças ou perceber todas mais rápido que os adversários.

9 – Jogos de cartas

Assim como os de tabuleiro, esses são múltiplos, muitos deles usando um baralho clássico. Dentre os jogos de cartas alternativos, podemos citar “Uno” e “Lhama”. Antes de começar a brincadeira, é necessário explicar as regras de maneira atenciosa.

10 – Caça ao tesouro

Trata-se de uma brincadeira que cumpre exatamente o que indica o seu nome! Nela, os responsáveis pelas crianças devem esconder objetos pela casa e deixar pistas em lugares variados, a fim de que os pequenos decifrem os enigmas e encontrem cada item.

11 – Dança das cadeiras

Essa é uma daquelas brincadeiras físicas divertidas e que podem ser realizadas dentro de casa. Cadeiras são colocadas em um círculo e então uma música começa a tocar. Ao fim, todos devem sentar-se. Perde aquele que for o último a se sentar.

12 – Karaokê

Entre os jogos e brincadeiras para fazer em família, essa opção é indicada para as crianças que apreciam músicas! Não é preciso nenhuma máquina específica para isso, desde que você tenha um microfone e um dispositivo onde possa colocar um vídeo com a melodia e as letras da música que deseja cantar.

13 – Cinema em casa

A ideia é replicar a experiência de assistir filmes em um cinema! Para famílias com quintal e projetores, é possível até mesmo fazer um cinema externo. Faça pipocas e chame outros familiares ou amigos para se reunir durante a sessão.

14 – Videogames

Entre os jogos e brincadeiras para fazer em família, esse é um tipo de hobby que não tem idade, existindo títulos para os mais variados públicos. Você pode usar um console específico (como Playstation, Xbox e Nintendo Switch), um computador ou mesmo dispositivos móveis.

15 – Bingo familiar

Nessa opção, cada participante fica com uma cartela com várias dezenas numéricas, as quais são sorteadas uma a uma. O bingo familiar pode ser jogado com prêmios feitos por todos, sem que precise comprar presentes específicos e gastar dinheiro.

16 – Alerta

O jogador pega uma bola, arremessa para cima e grita o nome de outro participante. A pessoa citada deve pegar o objeto e gritar “Alerta!”.

Imediatamente, todos devem ficar estátuas. O jogador que está com a bola dá 3 passos e, parado, deverá tentar acertar a pessoa que tiver mais próxima. Se acertar, a atingida sai da brincadeira. Se errar, ele é quem sai. É uma espécie de queimada parada.

17 – Amarelinha

Entre os jogos e brincadeiras para fazer em família, esse é bem clássico. A amarelinha é desenhada no chão com giz, com um círculo na ponta que leva a palavra céu.

A brincadeira consiste em pular de casa em casa, com um ou dois pés, sem desequilibrar ou pisar nas linhas.

18 – Bobinho

É uma brincadeira de bola. Os jogadores ficam em roda e um deles no centro dela.

O objetivo é que o bobinho (jogador ao centro da roda) consiga pegar a bola. Se conseguir, quem chutou pela última vez será o novo bobinho. A brincadeira pode ser feita com os pés ou com as mãos.

19 – Esconde-esconde

Um jogador ficará de olhos fechados, contando de 1 a 10 (ou mais) para que, enquanto isso, os demais se escondam. O objetivo é encontrar todos os outros, antes que eles voltem ao local escolhido para a contagem.

20 – Cobrinha

Dois participantes seguram nas extremidades da corda e começam a fazer movimentos com ela. Enquanto isso, os demais deverão ultrapassar sem tocar nela. Se não conseguir, é eliminado. O último a ficar, vence.

Além dessas opções de jogos e brincadeiras para fazer em família, existem muitas outras que você pode inventar conforme a ideia e preferências do seu filho. Aproveite esses momentos da melhor forma!

Veja também:

Tem coisas que só quem é mãe entende

A Seven Boys foi fundada em 1950, em São Paulo. Pois é….temos uma looonga história!