Como tirar dente de leite mole? Dicas para lidar com a troca da dentição

Notíciasout, 21 - 2023

Como tirar dente de leite mole? Dicas para lidar com a troca da dentição

Chegou a hora da troca de dentição dos pequenos. E agora? Além de toda a fantasia que envolve a Fada dos Dentes e as cartinhas carinhosas a ela, esta fase também requer muita atenção. Por isso, veja algumas dicas sobre como tirar dente de leite mole da melhor maneira.

Para começar, é válido lembrar que, geralmente, essa troca ocorre entre os cinco e sete anos e faz parte de um momento muito importante no crescimento das crianças. É importante orientá-las sobre essas mudanças e também reforçar os cuidados com a saúde bucal.

Confira algumas dicas para que a criança viva esta transição da dentição da melhor maneira. Boa leitura!

Leia também: Como evitar a obesidade infantil?

Veja como tirar dente de leite mole sem traumas

É um papel muito importante dos pais fazer com que essa fase não traga nenhum medo ou problema de saúde para a criança. Confira nossas dicas!

Atente-se à higiene bucal

O dente mole pode incomodar a criança na hora de falar, comer e, principalmente, escová-lo. Apesar disso, é importante que o adulto supervisione a higiene bucal para evitar que um descuido possa provocar inflamações, sangramentos na gengiva e cáries.

Não se esqueça do lado lúdico

Uma dica muito importante sobre como tirar dente de leite mole é lembrar que tudo que é lúdico pode ajudar nesse momento.

Os pequenos possuem uma imaginação fértil, portanto só depende de você tornar esta passagem um momento inesquecível na infância. Estimule a criança a deixar o dente que caiu embaixo do travesseiro para, em troca, receber uma moeda. Essa fase de fantasia é muito importante para as crianças.

Dê mais realidade à visita da fada do dente espalhando um pouquinho de purpurina no quarto. Outra dica legal é deixar uma cartinha especial assinada pelos seres encantados.

Converse com a criança

Entre as dicas sobre como tirar dente de leite mole, uma delas é essencial: mantenha um diálogo constante.

Neste período, por mais que as crianças fiquem orgulhosas e achem engraçado não ter o dente, algumas podem ficar com vergonhas e medos, mexendo com a autoestima.

Por este motivo, uma boa conversa sobre este acontecimento é fundamental para deixar a criança mais segura e, até mesmo, tirar fotos deste momento único. Assim, ela poderá contar para amigos e familiares.

Tente incentivar o amolecimento

Ao pesquisar sobre como tirar dente de leite mole, algumas atitudes podem ajudá-lo. Por exemplo, ficar mexendo com a língua ou até mesmo mastigar algo um pouco mais duro são processos que vão facilitar a retirada.

A escova e o fio dental também são ótimos aliados para quem precisa amolecer o dente da criança.

Lembrando que são incentivos para que ele amoleça mais rápido e não que seja forçado a cair. É essencial que a queda aconteça de forma natural para que o dente permanente nasça no tempo correto.

Outro ponto importante das nossas dicas para tirar dente de leite é que você avise a criança para não ficar mexendo enquanto dorme. Afinal, se ele cai, ela pode se engasgar enquanto estiver dormindo.

Guarde os dentes

Mais uma forma de deixar a troca da dentição mais fácil é comprar um estojo para guardar os dentes antigos. Isso mesmo!

Além da brincadeira lúdica da cartinha da fada do dente, os pequenos podem se divertir com o fato de deixá-los em um estojo especial.

Esta atitude pode trazer mais naturalidade para esta fase e ajuda na hora de saber como tirar dente de leite mole e, quem sabe, dá um pouco de divertimento. Afinal de contas, uma criança com uma janelinha é fofa, não é mesmo?

Não crie chantagens como se o dentista fosse punição

É normal os pais ficarem “ameaçando” os seus filhos para que eles façam algo que estão pedindo. Por exemplo, se você é pai ou mãe, nunca diga para ele escovar o dente corretamente ou, caso contrário, irá levá-lo ao dentista! Este tipo de reforço é negativo.

Como já sabemos, o dentista pode trazer algumas coisas não tão agradáveis, porém, não podemos passar aos nossos filhos a ideia de que ir ao profissional é algo ruim. Desta forma, você pode fazer com que ele tenha medo de ir a uma clínica odontológica e, consequentemente, dará mais trabalho no dia da consulta.

Faça deste momento algo especial

Além de incentivar o seu filho a escrever uma cartinha para a fada do dente, fazer algo diferente pode ser muito mais agradável para o pequeno.

Imagine como fica a cabeça dele quando o primeiro dente cai. Por isso, transformar este momento em algo muito legal pode ser inesquecível. Caso tenha fotos de quando você perdeu os dentes, compartilhe esta experiência com o seu filho.

Esta atitude trará sentimentos importantes para ele, sendo uma ótima contribuição para quem quer saber como tirar dente de leite mole. Se você não tirar fotos, coloque as vovós e os vovôs na história. Eles podem contar recordações que poderão trazer identificação para a criança.

Saiba que as memórias positivas são essenciais para o bom desenvolvimento dos pequenos. Afinal, as atividades em família garantem sempre boas recordações, não é mesmo?

Não aplique métodos antigos

Muitas vezes queremos resolver os problemas rapidamente e acabamos criando outro, não é mesmo? Por esta razão, entre as nossas dicas de  como tirar dente de leite mole do seu filho, não aplique métodos antigos.

Amarrar uma linha no dente e outra na porta, por exemplo, pode trazer consequências não muito legais para a dentição da criança. Além, claro, de não ser um método de extração recomendável.

Algumas atitudes podem causar ainda mais medo nas crianças, fazendo uma situação que não era tão difícil se tornar algo terrível e perigoso.

Procure o dentista se for necessário

Poucas pessoas sabem, mas forçar a queda pode ser perigoso e você deve levar isso em consideração ao ler as nossas dicas para tirar dente de leite.

O ideal é que ele caia sozinho durante a escovação ou alimentação, ou ainda com a ajuda de um profissional capacitado. O acompanhamento regular com um dentista ajuda também a esclarecer muitas dúvidas como, por exemplo, os cuidados que a dentição permanente requer.

E após o dente cair?

Depois destas dicas sobre como tirar dente de leite mole que falamos acima, é importante ressaltar que, após isso, o ideal é que a criança fique, pelo menos, 30 minutos sem comer nada. Desta forma, poderá evitar a entrada de alguma bactéria, podendo causar uma grave infecção.

Antes de oferecer qualquer alimento ao seu filho, verifique se a gengiva não está sangrando. Se estiver, você pode usar uma gaze para ajudar a estancar o sangue.

Uma boa opção de dar neste momento é o sorvete porque poderá ajudar no alívio e acelerar a cicatrização. O importante é tomar cuidado para não oferecer alimentos que sejam difíceis de mastigar. Afinal de contas, ele acabou de perder um dente, não é mesmo?

E então, após ler todas as dicas de como tirar dente de leite mole, você já está preparado para tornar esse momento memorável, não é mesmo?

Veja também: Filmes para assistir em família

A Seven Boys foi fundada em 1950, em São Paulo. Pois é….temos uma looonga história!