Entenda a relevância da higienização das mãos, objetos e compras

Notíciasnov, 17 - 2020

Entenda a relevância da higienização das mãos, objetos e compras

Você já parou para pensar como o simples hábito de lavar as mãos é importante? Ou até mesmo refletir sobre a importância da higiene das coisas que entram em nossa casa após tanta exposição em locais públicos? De março deste ano para cá, ficou ainda mais evidente que isso pode salvar vidas. 

Apesar de ter sido um assunto bastante trabalhado nos últimos meses, a lavagem correta das mãos (envolvendo palmas, dorso, vãos entre os dedos, unhas e pulsos, durante aproximadamente 1 minuto) já é considerada, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), uma das formas mais eficientes de prevenção de doenças infectocontagiosas. Consequentemente, essa se tornou uma das medidas protetivas mais eficazes no combate ao Coronavírus. 

Isso acontece pois “as moléculas de sabão se ligam à membrana lipídica do vírus, provocam seu rompimento e fazem com que as proteínas e fragmentos virais sejam levados pela água. Já o álcool gel, na concentração 70%, é capaz de matar o vírus porque age em suas membranas e proteínas de forma rápida”, explica Priscila Dantas, infectologista do Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran (HMB). Leia mais em: https://www.spdm.org.br/saude/noticias/item/3390-hmb-explica-por-que-a-higienizacao-das-maos-auxilia-na-prevencao-da-covid-19

Entendendo tais atributos do sabão e do álcool em gel, compreende-se suas capacidades de limpeza para demais objetos, sendo seus principais aliados nesse momento. Isso porque o Covid-19 pode ser transmitido através do contato com superfícies e pessoas contaminadas, tudo o que vem da rua pode significar risco a nossa saúde. 

Portanto: 

  • Lave as mãos frequentemente; 
  • Use álcool em gel para complementar a limpeza, e não substituir; 
  • Lave todas as suas compras antes de colocar para uso e consumo; 
  • Tire os sapatos antes de entrar em casa; 
  • Use máscara em locais públicos; 
  • Lave as máscaras com frequência;
  • Limpe chaves, carteiras e celular com álcool 70%. 

Mantenha a sua saúde e a de quem você ama em segurança!

Por Carolina Oquendo

A Seven Boys foi fundada em 1950, em São Paulo. Pois é….temos uma looonga história!