Quais são os benefícios do esporte na infância? Conheça os principais

Notíciasjan, 31 - 2024

Quais são os benefícios do esporte na infância? Conheça os principais

Independente da idade, praticar atividade física é sinônimo de mais qualidade de vida. Especialmente no caso das crianças, os exercícios são essenciais durante o crescimento, pois ajudam a garantir um desenvolvimento físico e psicológico mais saudável. Entenda quais são os benefícios do esporte na infância e como incentivá-los!

Que praticar algum exercício faz bem para a saúde todos sabem, mas muitos pensam nisso somente após certa idade e não imaginam que é algo que deve ser estimulado desde cedo, principalmente em casa.

Nesse texto, vamos falar das vantagens de incentivar as crianças a praticarem algum esporte. Leia até o final e tire suas dúvidas sobre o tema.

Veja também: Coisas para fazer com seu filho antes que ele cresça

Veja quais são os benefícios do esporte na infância

Selecionamos os melhores motivos para estimular os pequenos a mexer o corpo praticando algum esporte. Confira as opções abaixo e lembre-se que há muitas outras também.

Melhora a coordenação motora e o equilíbrio

Esses benefícios estão presentes em praticamente todas as modalidades esportivas, o que é interessante para o futuro físico da criança. Logo, se você quer melhorar a coordenação do seu filho, a prática esportiva é uma ótima opção.

Estimula o raciocínio e a concentração

Equivoca-se quem pensa que atividades físicas estão somente relacionadas ao corpo: a mente também se beneficia da prática esportiva!

Elementos como raciocínio e concentração são aprimorados, o que se desdobra para atividades mentais cotidianas em casa e na escola. A contribuição para estas tarefas é um dos incentivos quando pensamos quais são os benefícios do esporte na infância.

Ajuda a superar a timidez

O esporte é uma excelente forma de “quebrar o gelo” e interagir com outras crianças. Existe certa vulnerabilidade em se colocar em uma atividade física, o que é altamente recomendado quando se há um ambiente seguro e livre de julgamentos.

A timidez é superada muito mais fácil.

Auxilia no fortalecimento do sistema imunológico

Nós poderíamos passar o texto inteiro explorando quais são os benefícios do esporte na infância, mas um elemento merece destaque separado: o fortalecimento do sistema imunológico.

Como consequência, a prática esportiva desde cedo é uma recomendação dos profissionais da medicina.

Diminui a ansiedade

Essa diminuição está relacionada com a produção de hormônios, como a endorfina e a serotonina, mostrando a importância do esporte na infância.

Ao finalizar uma partida de futebol ou treino de balé, sentimentos de bem-estar estão presentes, o que incentiva uma prática contínua.

Previne doenças cardiovasculares

Quando explicamos quais são os benefícios do esporte na infância, não podemos deixar esse item de fora. Alguns indivíduos nascem com predisposições genéticas para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares ou mesmo com alguma condição direta.

Independentemente do caso, as atividades físicas ajudam a prevenir patologias, não somente durante a infância, mas em toda a vida.

Estimula a socialização

Esse benefício está muito ligado a um mencionado previamente, a superação da timidez, que é um item que mostra a importância do esporte na infância.

Atividades esportivas, em geral, são altamente sociais, ensinando valores como empatia, contribuição dentro de um contexto coletivo e interação saudável com outros indivíduos.

Melhora os reflexos

Isso acaba sendo algo bem próximo da coordenação motora e do equilíbrio, elementos importantes da saúde física e que não podem faltar em nossa listagem sobre quais são os benefícios do esporte na infância.

Atividades como capoeira, judô e queimada são excelentes para melhorar os reflexos da criança. Desta forma, ela aprende a agir enquanto participa de uma ação de entretenimento.

Ensina o conceito de inclusão

Em alguns dos itens que já falamos brevemente sobre esportes e condições físicas, abordamos elementos neste contexto de inclusão, mas o assunto vale ser expandido aqui.

Crianças com quaisquer perfis ou que vivam com deficiências físicas não somente podem, como devem ser incluídas em atividades esportivas coletivas.

Melhora o desenvolvimento ósseo e muscular

A infância é a etapa mais importante do desenvolvimento físico humano, incluindo sistemas ósseos e musculares. Diferentes esportes têm impactos variados nesses aspectos, mas em todos se observa benefícios com reflexos durante a adolescência, vida adulta e terceira idade.

Ajuda a controlar o peso

Não existe nada de errado com uma criança gordinha, mas a obesidade tem relação direta com alguns tipos de doença, de modo que o sedentarismo deve ser evitado.

A melhor maneira de fazer isso é incentivando a prática de alguma modalidade que seja do interesse do pequeno. A obesidade é um problema de saúde pública e a melhor forma de reduzi-la é com a mudança de comportamento e torna-se um item muito importante quando falamos quais são os benefícios do esporte na infância.

Corrige a postura

Em um mundo cada vez mais conectado, é muito comum ver crianças encurvadas diante de um celular ou tablet.

Os esportes ajudam a balancear esses momentos de entretenimento parado, melhorando e corrigindo a postura de indivíduos desde a infância.

Ensina a trabalhar em equipe

A vida em sociedade na fase adulta é inevitável, de modo que aprender conceitos relacionados a isto desde pequeno é muito positivo.

Quer saber quais são os benefícios do esporte na infância? As atividades ensinam as crianças a trabalhar em equipe, a contribuir com a coletividade e a entender outras vivências.

Ajuda a controlar a agressividade

Em muitos casos, atitudes agressivas podem ser um sinal de que a criança precisa de uma válvula de escape para sua energia, situação para a qual os esportes são uma resposta perfeita. As que praticam atividades esportivas se tornam mais calmas e focadas em tarefas.

Aumenta a autoestima

A melhora da autoestima está entre os benefícios da prática de esportes e acaba surgindo como um “mix” de boa parte dos itens citados anteriormente.

Uma boa saúde psicológica e física ajuda no equilíbrio e na felicidade, essenciais para uma boa autoestima e ânimo no cotidiano.

Como incentivar a prática de esportes na infância?

O primeiro passo para isso reside em jamais “obrigar” o pequeno a realizar alguma atividade. Quando essa prática é vista como algo imposto, as chances são altas de que sejam rejeitados e tragam malefícios para a saúde psicológica.

Ao ler sobre quais são os benefícios do esporte na infância é indispensável que os responsáveis estejam abertos a todo tipo de atividade esportiva, de acordo com os interesses da criança. Futebol, balé, capoeira, skate, ginástica…

Com instruções profissionais, qualquer uma das opções são vantajosas para os pequenos, pois, como já vimos, há muitos benefícios na prática de esportes.

Vale também incentivar pelo exemplo: ao ver o responsável praticando um esporte, as chances são altas de que a criança tenha interesse em fazer o mesmo. A atividade pode até se tornar algo compartilhado, o que estreita laços afetivos entre pais e filhos.

Quando praticado de maneira adequada e sem imposições, o esporte acaba se tornando um dos melhores amigos das crianças. A partir do desenvolvimento físico e psicológico proporcionado pelas atividades, os pequenos ganham melhor qualidade de vida.

Veja também: Principais tipos de dança para crianças

A Seven Boys foi fundada em 1950, em São Paulo. Pois é….temos uma looonga história!