Família saudável no inverno: cuidados com a saúde em todas as idades

Notíciasago, 12 - 2019

Família saudável no inverno: cuidados com a saúde em todas as idades

O inverno chegou com tudo e, com ele, trouxe riscos já conhecidos: proliferação de doenças contagiosas, aumento dos problemas com a saúde respiratória, ressecamento da pele e, até mesmo, mudança na alimentação. Mas, alguns hábitos simples podem cuidar da saúde de toda a família, garantindo bem-estar em qualquer temperatura.

Primeiramente, por mais óbvio que seja, é essencial manter a higiene da casa, a fim de evitar o acúmulo de poeira e proliferação de bactérias. Assim como é fundamental manter o local arejado, proporcionando a circulação do ar.

Ainda falando sobre a relação do frio com as bactérias, elas buscam se alojar no corpo humano, por ser um local propício para sua multiplicação (devido o calor e a umidade). Por isso, mantenha as mãos higienizadas e escolha permanecer em locais arejados.

Agora, pensando em cuidados diretos com o corpo: é preciso mantê-lo sempre hidratado (de dentro para fora e de fora para dentro). No frio é comum que seja ingerida uma menor quantidade de água, porém, os líquidos são essenciais para o funcionamento do metabolismo, sendo fundamental o consumo de 2 litros diários. Além disso, a pele fica mais ressecada, devido a temperatura e os banhos mais quentes, então aposte no uso de hidratantes.

Também é possível proteger sua saúde através da alimentação. Apesar de, no frio, serem ingeridos alimentos mais calóricos (por servirem como uma fonte de energia, auxiliando no aquecimento corporal) é preciso estabelecer uma alimentação saudável. Dessa forma, o organismo mantém pleno funcionamento e garante, por exemplo, um sistema imunológico de qualidade. Em casos graves, consulte um médico!

Essas e outras atitudes simples podem entrar no seu dia a dia e preparar a saúde da sua família para o inverno.

Por Carolina Oquendo

A Seven Boys foi fundada em 1950, em São Paulo. Pois é….temos uma looonga história!