Filho com ciúmes do novo irmão? Veja dicas de como lidar!

Notíciasfev, 28 - 2019

Filho com ciúmes do novo irmão? Veja dicas de como lidar!

A chegada do segundo filho é sempre um momento de muita alegria para os pais. E é justamente neste momento, em que a família toda se volta para os cuidados que um recém-nascido exige, que mora o perigo. É normal que nesta fase o primeiro filho, até então único, sinta-se triste e rejeitado por ter perdido o seu reinado. Veja abaixo dicas que vão ajudar a criança a lidar com o ciúme do irmão mais novo.

Mostre ao filho mais velho o quanto ele é importante, dando a notícia da chegada do novo irmão assim que a gravidez for descoberta. Faça com que ele participe dos preparativos durante a gestação e permita que ele decida, por exemplo, as cores do quarto, o tema, brinquedos, roupinhas e etc. Desde o começo reforce sempre a ideia de que o novo irmão será uma nova companhia, como um amigo inseparável.

Se o pequeno já frequenta a escola, converse com a professora. É comum a criança apresentar involuntariamente um comportamento mais agressivo e nem querer ouvir falar no assunto. Para chamar a atenção dos pais, pode voltar a usar a chupeta e até mesmo parar de falar, portanto não se assuste. É uma fase e vai passar!

Mesmo com a rotina atribulada, procure proporcionar ao seu filho mais velho momentos em que ele se sinta um filho único novamente. Aos poucos, ele mesmo vai se sentir incompleto sem a presença do irmãozinho e vai até exigir sua presença. A interação entre os dois é sempre algo muito saudável e deve ser estimulada independente da diferença de idade entre eles.

Por Thamyê Bloes