Obesidade infantil: Saiba como evitar essa condição

Notíciasfev, 06 - 2019

Obesidade infantil: Saiba como evitar essa condição

Obesidade infantil é a condição em que uma criança está significativamente acima do peso para sua idade e altura. Atualmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 41 milhões de crianças menores de 5 anos sejam obesas ou acima do peso no mundo.

A obesidade infantil é confirmada quando o peso corporal está acima de 15% do ideal correspondente para a idade. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), quatro em cada cinco meninos e meninas obesos permanecerão assim quando adultos, o que colabora para o risco de doenças crônicas, como diabetes e pressão alta.

Embora esta seja uma condição realmente preocupante, alguns bons hábitos podem ajudar a evitá-la. Confira:

 

Cuide da alimentação

Alimentos naturais, como cereais, legumes, verduras e frutas devem ser a base de alimentação do dia a dia. Evite comidas com alto teor de gordura e açúcares. Sempre que possível, escolha produtos feitos com farinha integral, evitando refinados.

 

Incentive atividade física

A prática de esporte, além de ajudar a desenvolver inúmeros aspectos psicológicos, é essencial para manter também o corpo saudável. Converse com seu filho e descubra quais atividades físicas mais lhe atraem. Vale tudo, atletismo, dança, escalada, natação, futebol, vôlei, patinação…

 

Espante o sedentarismo

Não precisa esperar o dia e lugar marcado para se exercitar. Incentive brincadeiras que levem seus pequenos a mexerem os corpinhos, como andar de bicicleta, jogar bolinha para o cachorro, se divertir no playground, mas nada de ficar na frente da tela do dia todo.

 

Cuide da qualidade do sono

Assim como a criança precisa ter hora para se alimentar e brincar, ela necessita de um horário de descanso estabelecido por um adulto. Poucas horas de sono pode desregular hormônios que controlam o apetite, portanto nada de dormir e acordar na hora que ela quiser. Crianças devem dormir ao menos 9 horas por noite.

 

Alimente o bebê com leite materno

Você sabia que o leite maternos ajuda a evitar o desenvolvimento de obesidade infantil? O alimento produzido pela mamãe deve ser a única fonte de alimentação do bebê até que ele complete 6 meses de vida, após o sexto mês comece a complementar a dieta do pequeno com frutas, legumes e outros alimentos naturais. Lembre-se: leite materno é recomendado até os 2 anos de vida ou mais, não há contraindicação

 

Seja um bom exemplo

A inspiração para um estilo de vida mais saudável deve vir de você, dê o exemplo para as crianças. Ao invés de apenas argumentar sobre a importância de comer verduras e legumes, sirva-se com um prato colorido de alimentos saudáveis. Evite passar tempo demais conectados a celulares, tablets e outras telas, priorize a conversa cara a cara e sair para encontrar os amigos.

As crianças tendem a se espelharem nas ações dos pais, portanto cultive bons hábitos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a obesidade infantil um dos desafios de saúde pública mais graves do século, afinal ela aumenta o risco de doenças crônicas, como diabetes e pressão alta.

Por Bianca Souza