Seu filho é tímido? Veja como lidar!

Notíciasmaio, 27 - 2021

Seu filho é tímido? Veja como lidar!

A timidez é algo comum, não apenas na infância, mas também na vida adulta. No entanto, em alguns casos, isso pode trazer prejuízos sociais à criança tímida e até ser um obstáculo no seu desenvolvimento pessoal, já que ela terá dificuldades de realizar certas tarefas – fazer amizade, tirar dúvidas na escola. 

Por isso, é importante que os pais saibam como ajudar as crianças tímidas a lidarem com essa característica de forma saudável, para que a timidez não seja um problema e possa, eventualmente, evoluir para a fase adulta. Pensando nisso, separamos SEIS dicas para você colocar em prática, veja:

Diálogo é indispensável, ouvir mais ainda!

Manter o bom diálogo entre pais e filhos é essencial para entender os medos e inseguranças da criança e, a partir disso, ajudá-las a superá-los. Por isso, ouvir com atenção e deixar com que a criança se expresse é uma boa maneira de criar uma relação de confiança, deixando seu pequeno seguro para expor seus sentimentos. Dessa forma, você ajuda seu filho a desenvolver auto segurança e autoestima.

Evite as comparações

Apesar de parecer um hábito inofensivo, fazer comparações pode trazer insegurança e fazer com que o pequeno fique ainda mais retraído, prejudicando sua autoimagem. Opte por outros caminhos quando quiser dar exemplos, como incentivar positivamente as crianças, mostrar soluções e alternativas, sem trazer uma terceira pessoa ao assunto.

Incentive as atividades em grupo

Incentivar seu pequeno a participar de atividades em pequenos grupos pode ajudá-lo a praticar a convivência com outras pessoas. Dessa forma, ele pode se acostumar para quando precisar estar em grupos maiores, como na escola. Assim, seu filho pode se arriscar aos poucos, no tempo que é possível pra ele, sem sofrimento. 

Não o force a fazer o que não se sente confortável

Além de trazer desconforto à criança, forçá-la a participar de algo que ela não quer pode ter o efeito contrário do desejado, fazendo com que seu filho fique ainda mais introvertido. Caso seja inevitável, tente conversar com seu filho, mostrando que ele estará seguro participando da atividade em questão.

Não ignore seus sentimentos

Ouvir com respeito tudo o que seu filho tem a dizer é essencial para que vocês desenvolvam juntos uma relação de respeito e segurança e pode ajudar seu filho a se expressar. Quando você menospreza ou julga seus sentimentos, você pode retrair ainda mais a criança tímida e fazê-la se cobrar ainda mais, o que pode trazer bastante desconforto ao pequeno.