Três tipos de dança indicados para crianças

Notíciasjun, 05 - 2019

Três tipos de dança indicados para crianças

Não é segredo que a infância é o período de maior desenvolvimento de um indivíduo, portanto é importante estimular no limite certo este progresso. Pensado nisso, incluir atividade de dança na rotina das crianças pode ser muito benéfico para os pequenos.

De acordo com um estudo realizado por James Sallis, investigador em Medicina Preventiva e Familiar da Universidade da Califórnia, o hip hop é o estilo de dança que mais corresponde à recomendação diária de exercício físico “moderado a vigoroso” para as crianças dos 5 aos 10 anos, seguido por dança jazz e sapateado.

Conheça um pouco mais sobre os benefícios de cada um deles.

 

Hip Hop

Aulas de Hip Hop são excelentes paras crianças mais agitadas, cheias de energia e que amam dançar! Normalmente muito divertido, emocionante e energético, o ritmo incide sobre um dos tipos de dança mais populares atualmente no Brasil. Além disso, segundo a pesquisa, cerca de 57% do tempo das aulas é dedicado ao exercício físico moderado a vigoroso.

É esperado que no decorrer do curso os pequenos aprendam as bases fundamentais do Hip Hop, incluindo isolamentos básicos, precisão, qualidade de interpretação e coreografia. O resultado de tudo isso, segundo o estudo, é crianças com saúde mental e física mais desenvolvidas.

 

Dança Jazz

Em segundo lugar, entre os ritmos de dança mais recomendados para crianças de 5 a 10 anos, está a Dança Jazz. Os benefícios são múltiplos, entre eles estão: Auxilia no desenvolvimento motor, melhora a criatividade e a expressão de sentimentos, proporciona um maior convívio social e bem estar.

Segundo o especialista, a aula traz uma sensação de liberdade para as crianças, pois desenvolve a imaginação, a criatividade e a expressão de sentimentos. A técnica do jazz trabalha de forma lúdica, prazerosa e estimula a autoestima dos pequenos.

As crianças desenvolvem a musicalidade, a coordenação motora, a noção de espaço e autoconfiança.

 

Sapateado

Muito indicado e praticado pelas crianças, o sapateado é uma excelente fonte de queima de calorias, uma aula chega a queimar 450 calorias, ao depender da intensidade e do tempo de duração.

Além disso, a dança estimula a coordenação motora, já que os passos do sapateado são complexos para acompanhar.

Não se esqueça: criança que dança trabalha a musculatura, estimula a coordenação motora, flexibilidade, postura, tem maior consciência corporal, noções de espaço, além de melhorar sua integração social.

 

Por Bianca Souza