Você sabe como trabalhar a autoestima das crianças? Confira dicas importantes!

Notíciasjul, 15 - 2021

Você sabe como trabalhar a autoestima das crianças? Confira dicas importantes!

Esse conjunto de crenças e sentimentos que desenvolvemos sobre nós mesmos já começa nos primeiros anos de vida. Ele é criado por meio de experiências e atitudes e faz parte de todo processo de aprendizado, desde a infância.

Pensando nisso, separamos dicas de como trabalhar a autoestima das crianças. Antes, é necessário ressaltar a importância de desenvolver esse sentimento, já que, como citado antes, ele tem grande influência na vida adulta, nas escolhas e nas atitudes do seu pequeno.

Se você sempre fica em dúvida sobre “o que fazer para aumentar a autoestima do meu filho?”, saiba que as crianças aprendem, inicialmente, com as primeiras figuras de referência, que muitas vezes são os pais. Eles têm os adultos mais próximos como “espelhos”.

Dessa forma, tudo o que é dito ou feito serve de referência para os pequenos, influenciando diretamente no processo de construção da autoestima infantil, que servirá de base para quem a criança será no futuro. Agora que você já sabe a importância de trabalhar todos esses sentimentos em seu filho, vamos para as dicas.

Como trabalhar a autoestima das crianças?

Separamos abaixo algumas atividades e atitudes do dia a dia que vão ajudar os pequenos a desenvolver melhor esse sentimento tão importante.

Valorize o esforço da sua criança

Independente de qual foi o resultado e do nível de dificuldade da atividade em questão, é importante ressaltar a tentativa e o esforço do seu filho ao desempenhá-la.

Essa é uma ótima maneira de saber como trabalhar a autoestima das crianças, pois assim seu filho se sentirá estimulado a fazer aquilo com mais vontade e segurança nas próximas vezes. Diga frases que estimulem, como “você arrumou seus brinquedos direitinho, parabéns!”.

Ouça sempre

Escutar o que seu filho tem a dizer é muito importante. Você ensina seu pequeno a se expressar e a trabalhar suas emoções, criando um ambiente seguro de escuta. Por isso, sempre que ele quiser falar sobre alguma coisa, mostre que está escutando com atenção.

Então, da próxima vez que você pensar “como trabalhar a autoestima das crianças?”, comece pela escuta. Parece bobo, mas faz toda a diferença.

Nada de comparações, hein?

Sabe quando você iguala seu filho com amigos, coleguinhas, primos ou irmãos que parecem inocentes? Esse tipo de atitude pode afetar a autoestima infantil.

Em vez disso, foque nas atitudes da sua criança: elogie ou aponte o que ele pode se esforçar mais, sem comparações. Afinal, você estará ensinando ao pequeno que somos todos diferentes e não há ninguém melhor ou pior que o outro.

Seja carinhoso

Uma das melhores dicas de como desenvolver a autoestima infantil é ter um tratamento com bastante respeito, afeto e carinho. Desta forma, a criança ficará mais segura, pois se sentirá amada.

E o amor é um dos sentimentos principais quando estamos focados no desenvolvimento da autoestima.

Um ponto essencial é que o afeto também deve ser levado em consideração se a criança errar. Se, neste momento, o tratamento foi mais firme e com compreensão, ela se sentirá acolhida.

Converse sobre sentimentos

Essa é uma das coisas difíceis até para os adultos lidar, não é mesmo? Agora, imagine para uma criança que, além de aprender com diversos desafios, ainda precisa saber administrar os seus sentimentos.

Por isso, um dos jeitos de aprender como trabalhar a autoestima das crianças é por meio da conversa, que é importante, principalmente, para quem tem meninos porque eles não são tão tendenciosos a se abrir sobre os sentimentos.

Porém, os meninos que conseguirem lidar e expressar as suas emoções, já irão enfrentar as dificuldades facilmente. Leve a sério o que seu filho está sentindo. Se ele está com medo, por exemplo, tenha atitudes que façam com que se sinta seguro.

Não crie rótulos

Sem perceber, muitos pais acabam criando rótulos em filhos e se você quer saber como trabalhar a autoestima das crianças, deve evitar totalmente esse padrão. São alguns exemplos de frases: “você é muito desorganizada, distraída, preguiçosa”, dentre outros.

Quando rotulamos os nossos pequenos, podemos mexer com seus sentimentos. Por este motivo, tente procurar atividades para promover a autoestima. As meninas têm tendência a se preocupar um pouco com a aparência. Então, que tal elogiar ao invés de falar que o cabelo dela não é bonito?

Ajude na resolução dos problemas

Identificarmos o que há de errado não é bastante, já que estamos falando de crianças, não é mesmo?

Por isso, para entender como desenvolver a autoestima infantil é essencial ajudá-las a encontrar a solução como, por exemplo, pedir desculpas ou até mesmo pedir ajuda para alguma situação.

Mostre o que é importante

Se quiser saber como trabalhar a autoestima das crianças, precisa orientá-las sobre o que é importante. Por exemplo, elas não precisam fazer parte de um padrão de beleza para se sentirem que tem valor. Para isso, é essencial que você mostre e fale que ela é linda do jeito que nasceu.

Incentive a autonomia

As crianças amam ajudar os seus pais. Então, aproveite este momento e dê tarefas domésticas, por exemplo. Nem que seja apenas a função de arrumar a cama todos os dias.

Este tipo de atitude faz com que os pequenos criem mais autonomia, o que gera também mais confiança e ajuda muito quando você quiser saber como trabalhar a autoestima das crianças. Filhos independentes tornam-se muito mais confiantes!

Como identificar se a criança está com autoestima baixa?

Existem algumas formas de, principalmente, os pais identificarem se há algum problema. Assim, ficará um pouco mais fácil buscar ajuda para o que fazer para aumentar a autoestima do meu filho.

Se, por acaso, a criança está com algum dos comportamentos que citamos abaixo, fique de olho!

  • Falta de confiança;
  • Tem atitudes de forma negativa;
  • Fica um pouco mais agressivo;
  • Não tem ânimo;
  • Fica triste em muitos momentos.

Na dúvida, lembre-se de buscar ajuda médica.

O que pode causar problemas com a autoestima infantil?

Há alguns fatores chaves para que os pequenos tenham dificuldades, mesmo que você sempre use as dicas de como trabalhar a autoestima das crianças.

Por isso, precisamos ficar atentos ao comportamento dos pequenos. Uma mudança de atitude é super importante conversar e entender onde está o problema. Entre as principais causas estão:

  • Dificuldades com alguma matéria escolar (lembre-se que os pais devem ajudar da maneira correta);
  • Abuso emocional;
  • Se existe uma cobrança muito forte de seus pais;
  • Abuso sexual;
  • Bullying;
  • Quando existe comparação entre irmãos e amigos.

Que tal aproveitar as dicas e botar em prática essas atividades para promover a autoestima do seu pequeno?

A Seven Boys foi fundada em 1950, em São Paulo. Pois é….temos uma looonga história!