Dicas para pais de primeira viagem

Notíciasout, 19 - 2023

Dicas para pais de primeira viagem

Com a chegada de um novo membro na família, precisamos pensar também em dicas para pais de primeira viagem. O assunto é essencial, já que muito se fala sobre a mãe, mas nem sempre o lado paterno é considerado nesta nova rotina.

Uma linda jornada está se iniciando e você, recém-papai, não precisa entrar em pânico! Temos alguns conselhos para te ajudar a estar, da melhor maneira, ao lado da sua família.

É preciso estar preparado para as mudanças em seu cotidiano. Alguns hábitos e atividades serão deixados de lado ou feitos de uma maneira diferente.

Durante a gestação, é fundamental entender as limitações físicas e emocionais de sua companheira, assim como após o nascimento é preciso considerar a segurança e conforto do bebê. Mas não para por aí, veja alguns pontos importantes!

Saiba mais: Como lidar com a timidez infantil?

Nove dicas para pais de primeira viagem

Vou ser pai, e agora? Calma, não precisa entrar em pânico porque separamos boas maneiras de lidar com essa fase tão linda de forma mais leve para aproveitar cada segundo ao lado do seu bebê. Confira abaixo!

1 – Seja presente na gestação

Nesse momento, sua participação é de extrema importância. Isso permitirá que entenda mais sobre as mudanças e os cuidados para todo o pré e pós-natal, permitindo que esclareça suas dúvidas.

Entre as dicas para pais de primeira viagem, essa é essencial para a construção e, consequentemente, fortalecimento do laço familiar.

2 – Converse com o bebê

Sim, pode parecer besteira, mas, falar com bebê – desde a gravidez – é importante para fazer com que ele se acostume com a sua voz e sua presença.

3 – Assuma as tarefas da rotina

Entre as dicas para pais de primeira viagem, não podemos nos esquecer dessa.

Sua companheira terá limitações físicas para realizar tarefas simples e, depois, ficará um longo período de tempo junto a criança. Mas isso não significa que não terá suas chances.

Responsabilize-se, por exemplo, pelo banho da criança. Isso fará com que ele se acostume com o seu toque, cheiro, voz e sinta-se seguro em seus braços.

Trocar a fralda, vestir e oferecer seu colo em momentos de choro, que não os de fome, também são fundamentais.

4 – Mantenha a calma: não é impossível fazer o bebê parar de chorar

Uma das maneiras mais eficientes para parar o choro é fazer com que ele se sinta seguro e num ambiente semelhante ao útero. Para isso, mantenha-o em posição fetal, confortável, aquecido e ouvindo sons semelhantes ao que ele ouvia (ruído branco ou, o som de S) enquanto faz movimentos curtos de balanço.

5 – Tenha claro o papel da figura paterna

É importante montarmos uma lista sobre o assunto porque muitos homens, quando descobrem que a mulher está grávida, ficam com várias dúvidas. Por este motivo, entender a importância que a figura paterna tem para a criança é uma das principais dicas para pais de primeira viagem.

De acordo com diversas análises, a figura masculina tem um papel fundamental no desenvolvimento do pequeno, mesmo que este processo só tenha início após o nascimento do bebê. Uma das conclusões dos estudos é que crianças que crescem junto com a figura paterna se tornam pessoas mais confiantes e menos inseguras.

6 – Tire as suas dúvidas durante o parto

O momento do nascimento do bebê, principalmente, quando é o primeiro filho, pode trazer diversos sentimentos para os dois lados: ansiedade, insegurança, dentre outros. Por isso, tente passar o máximo de segurança para a sua companheira.

Afinal de contas, cada mulher pode ter uma reação e não existe uma regra que pode ser aplicada em todos os casos.

Por isso, se possível, durante a gestação, além de entender como ser pai de primeira viagem, tente tirar as dúvidas sobre a hora do parto. Desta forma, você estará preparado quando chegar o grande dia.

7 – Prepare-se para a paternidade

Não deixe que a frase: “vou ser pai, e agora?” paralise você, principalmente, nos primeiros meses de gravidez. Além de dar todo o apoio a sua companheira durante a gestação é importante se preparar para este momento em que tudo será novo na vida dos dois, após o nascimento do bebê.

Por isso, mais uma das dicas para pais de primeira viagem é que você tente se preparar.

Existem diversos conteúdos na internet que podem auxiliar, mas é legal fazer uma avaliação das coisas que o seu pai faz. Por exemplo, que você gostaria de repetir com o seu pequeno (e o inverso também conta).

O mais importante é pensar nas memórias que quer criar entre você e ele. Isso vale para as diferentes etapas da vida do seu bebê. Afinal de contas, filho é para a vida toda.

Pense em brincadeiras em que vocês poderão se divertir juntos, coloque músicas para ele ouvir mesmo que ainda não tenha nascido, dentre outros. Os laços criados entre filhos e a figura paterna são essenciais para o desenvolvimento da criança.

Não tenha medo de ficar sozinho com o bebê. Você dará conta de cuidar. Afinal de contas, este tempo é importante para os dois. Já separe até mesmo alguns livros para ler com seu filho, respeitando, lógico, a idade.

8 – Escolham o nome juntos

Mais uma etapa muito legal, além de pensar como ser pai de primeira viagem, é passar pelo processo de escolha do nome. Esse momento pode trazer uma ligação ainda mais forte para o casal.

Analisem, juntos, quais nomes vocês mais gostam, avaliem os significados, dentre outros passos que acham importante para esta decisão, que é única.

9 – Seja paciente porque a rotina vai mudar

Uma das principais preocupações quando descobrimos que seremos pais é na questão da rotina, não é mesmo? Afinal de contas, trabalho, vida social e outros compromissos já tomam bastante o nosso tempo.

Porém, uma coisa que é essencial ter em mente quando falamos de dicas para pais de primeira viagem é: não tem como não alterar a rotina quando um bebê chega.

Além disso, é importante você ter paciência e saber dividir a atenção da sua companheira com a criança que acabou de chegar. Os dois ainda estão aprendendo a conviver com este “novo mundo”.

Ah, não se esqueça de que seu animal de estimação será um bom amigo para o bebê que chega por aí!

E lembre-se: entre as dicas para pais de primeira viagem, o que mais importa é valorizar os momentos em família. Nós, da Seven Boys, sempre estaremos com você!

A Seven Boys foi fundada em 1950, em São Paulo. Pois é….temos uma looonga história!