personagem
5 Atividades relaxantes para fazer com os pequenos

Notíciasjun, 09 - 2020

5 Atividades relaxantes para fazer com os pequenos

A correria do dia a dia deixa adultos e crianças com o estresse à flor da pele, não é mesmo? Porém, enquanto os adultos já sabem quais atividades desestressam, as crianças nem sempre se conhecem o suficiente e você pode dar uma forcinha. Por isso, separamos aqui algumas atividades relaxantes para fazer com os pequenos. Dá uma olhadinha:

  • Massinha de modelar 

As massinhas de modelar oferecem diferentes vantagens, dentre elas o incentivo a coordenação, criatividade e fortalecimento das mãos. Além disso, prendem a atenção e são relaxantes devido sua textura e flexibilidade. 

O melhor de tudo é que você pode encontrar massinhas prontas ou fazer em casa! Para isso, você vai precisar de: 1 xícara de sal, 4 xícaras de farinha de trigo, 1 xícara e meia de água, 3 colheres de sopa de óleo e corante alimentício. Viu só como é fácil?

  • Pote da calma 

A concentração e estímulos visuais são excelentes relaxantes. Não precisamos de imagens super elaboradas e paisagens deslumbrantes; um pote de vidro, água, tinta e glitter já é o suficiente. Conhecido como “pote da calma”, esse instrumento instiga a calma através da concentração nas cores, brilhos e movimento da água. Experimente fazer aí na sua casa! 

  • Ouvir música 

As músicas são reconhecidas por sua influência em nossas vidas: automaticamente dançamos, decoramos letras, cantamos, gravamos sons e criamos memórias afetivas incríveis. E é essa a intenção de ouvir música com os pequenos: relaxar e se divertir! Seja para dispersar sentimento negativos ou se preparar para uma boa noite de sono, as músicas e seus diferentes ritmos são extremamente eficientes. 

  • Jogo da vela 

É hora de respirar fundo! Exercícios de respiração auxiliam na oxigenação no corpo, acalmando e desacelerando os batimentos cardíacos, o que auxilia no controle da agitação e/ou ansiedade. 

A criança, posicionada cerca de 2 metros de distância da vela, deverá assoprar sem se inclinar pra frente. Aos poucos você pode aproximá-la ao objeto, até que ela consiga apagar apenas com o sopro. 

  • Massagem 

Não são apenas os adultos que sentem aquela tensão pesar os ombros, viu? As crianças também precisam de uma massagem relaxante de vez em quando. Concentre a massagem nos ombros e faça movimentos leves ao longo dos braços e pernas. E claro, não deixe de dar aquele abraço apertado no fim da massagem! 

  • Bônus: tenha um cantinho animado! 

Espera que ainda não acabou! Ter um cantinho especial para as brincadeiras e atividades dos pequenos não se trata apenas de organização, eles são excelentes para mostrar às crianças que elas possuem seu espaço na casa especial para as atividades, diferente daqueles para descansar. 

Gostaram? Experimentem e contem pra gente se deu certo! 

Por Carolina Oquendo