personagem
A importância da companhia da família no Pré-Natal

Notíciasfev, 28 - 2020

A importância da companhia da família no Pré-Natal

Atenção: tem bebê chegando na área e é hora de a família toda colocar a mão na massa. Existem diversas maneiras fáceis de colaborar com as mulheres nesse período. De maneira geral, todos os cuidados se resumem a companhia e zelo! É um momento delicado e a gestante deve se sentir bem, confortável e amparada.

Primeiramente, devemos considerar que este é um período de drásticas mudanças para a mãe: os hormônios mudam, o humor fragilizado e o corpo é transformado, apresentando maiores limitações com o passar do tempo.

O pré-natal, especificamente, está relacionado com o acompanhamento médico para a mulher e o feto. Quando a gravidez é planejada, o indicado é que as consultas sejam iniciadas 3 meses antes da concepção. Se este não for o caso, é imprescindível que o acompanhamento se inicie assim que a mesma for descoberta.

Acontecem uma média de 6 consultas, sendo elas: 1 no primeiro trimestre, 2 no segundo e 3 no terceiro. Estas permitirão uma análise do histórico de saúde da gestante, indicação de suplementos (principalmente de ferro, já que, os níveis do mesmo diminuem para a formação da criança) e análise de uma bateria de exames (que deverão ser feitos duas vezes durante os 9 meses).

A companhia de familiares e amigos neste período é fundamental. Isso permite que o emocional da mulher seja preservado, que as dúvidas sejam sanadas e que a mesma não corra grandes riscos durante sua locomoção dentro e fora de casa. Além disso, demonstrar interesse em colaborar com a alimentação e remédios, por exemplo, pode fazer grande diferença.

Por isso: mostrem-se presentes! Sejam pacientes, considerando – principalmente – as alterações de humor e mantendo o espaço da mulher, permitindo que a mesma expresse suas dúvidas e vontades.

Para que tudo isso se torne ainda mais efetivo: falem a mesma língua! Busquem os tipos de parto, novos artigos sobre a medicina e demais fatos importantes sobre o período pré e pós-natal.

Mas para unir de verdade, nada melhor que um sanduba da Seven para comer em família, né? Tenho certeza que essa delícia estará no meio dos desejos da gravidinha.

Por Carolina Oquendo