personagem
Como fazer um quadro de rotina infantil? Organize as tarefas!

Notíciasjan, 31 - 2024

Como fazer um quadro de rotina infantil? Organize as tarefas!

Uma das maiores dificuldades dos pais é fazer com que seus filhos tenham uma alimentação equilibrada, com horários e um cardápio nutritivo que satisfaça sua vontade. Para isso, nada melhor que aprender como fazer um quadro de rotina infantil, que guiará você e seu pequeno na busca por novos hábitos.

Só quem é mãe e pai sabe da importância de manter uma rotina com as crianças e como isso contribui para ter uma vida mais tranquila, não é mesmo? É pensando nisso que esse quadro pode ajudar em muitos aspectos, sendo importante também para uma alimentação saudável.

Veja as dicas que separamos para você criar um quadro de rotina infantil para ajudar a saúde da sua criança. Quer saber como fazer o seu? Acompanhe esse texto!

Leia também: Seu filho tem ciúmes do mais novo? Aprenda como lidar com isso

Descubra como fazer um quadro de rotina infantil

O primeiríssimo passo é ter as tarefas diárias já determinadas. Parece óbvio, mas nem todos os pais têm uma relação dos horários dos compromissos dos filhos bem organizados – da escola, cursos, estudo e lição de casa.

Ter essa organização facilitará a organização e ajudará a criar um cardápio mais consistente. Agora, mãos à obra para saber como fazer um quadro de rotina infantil:

  • pegue uma cartolina, uma régua e canetas coloridas;
  • faça como se estivesse montando uma tabela, onde você colocará os horários e os compromissos e refeições na frente;
  • cada cor de caneta serve para um tipo de atividade. Por exemplo: azul para os horários ligados à escola; verde para a refeição; amarelo para os cursos e atividades extracurriculares do seu pequeno;
  • pronto: agora você já aprendeu a criar uma rotina para crianças.

Depois disso, algumas dicas vão ajudar a ter um bom quadro. Veja as principais abaixo.

Crie um cardápio adequado para cada idade

Depois de saber como fazer um quadro de rotina infantil, há outra coisa que ajuda a se organizar para a semana toda: criar um cardápio para crianças que seja variado e atrativo.

Dessa forma, você não precisará perder tempo todos os dias pensando no que o seu pequeno vai comer. Esse cardápio vai servir também para montar as lancheiras do seu filho.

Eleja o ambiente adequado

Qual criança não gosta de fazer as refeições assistindo televisão? Se esse é o caso do seu filho, saiba que esse é um hábito que pode causar vários prejuízos à saúde infantil, como a obesidade. Afinal, a hora de comer deve acontecer sem qualquer distração, como TV ou aparelhos eletrônicos.

Então, que tal estabelecer com os pequenos que, no horário das refeições, eles devem abrir mão de outras atividades enquanto comem?

Dê o exemplo

Já sabe que nada melhor como um bom exemplo para ensinar a criança, não é mesmo? Por isso, agora que você já sabe como fazer um quadro de rotina infantil de acordo com o que melhor se encaixa para a sua família, precisará manter até que todo esse processo se torne um hábito. Então, que tal ser a referência do seu filho?

Mas como? É bem simples: tenha uma rotina alimentar bem estabelecida, com um cardápio equilibrado e saudável, horários para as suas refeições e local adequado, sem dividi-las com outras atividades.

Dessa forma, você mostra para o pequeno a importância de ter os dias organizados e, de quebra, acaba se beneficiando com isso.

Alimentação equilibrada e divertida, sim, senhora!

Seu filho reclama do cardápio e de comer alguns alimentos que fazem bem à saúde? Aposte em mais vida para o prato do seu pequeno: brinque com os alimentos, crie desenhos como rosto, bichinhos, etc.

Isso fará seu filho ficar mais motivado a comer tudo o que há no prato. Precisa de inspiração? Confira algumas das nossas receitinhas infantis que darão uma luz na hora de montar os pratos:

Como instruir a criança sobre o quadro de rotina?

Essa ferramenta vai muito além da parte alimentar, sendo importante para tarefas como acordar, tomar banho, ir à escola, fazer os deveres de casa e dormir. Quando a criança se acostuma com uma mesma coisa sendo feita todos os dias, o manejo se torna mais fácil.

Então não basta saber como fazer um quadro de rotina infantil. Uma boa maneira de incentivar seu uso é pedir que a criança o ajude a elaborá-lo. Dessa forma, a tarefa deixa de ser algo imposto e passa a se tornar um esforço coletivo, sobre o qual todos os membros da família têm igual responsabilidade.

É indispensável que o conceito do quadro de rotina e do seu funcionamento seja explicado em detalhes, a fim de que possa ser cobrado posteriormente. O que existe aqui é um processo de aprendizagem contínuo, onde os pequenos aprendem sobre os hábitos e os seus deveres.

A importância de manter o quadro atualizado

Vamos lembrar que esse não é um objeto estático, desenvolvido uma única vez e seguido para sempre. É comum que atividades cotidianas de uma família se alterem com frequência, geralmente de mês a mês, o que pede a atualização do que foi combinado previamente.

A atualização pode, inclusive, ser incentivada aos pequenos, de acordo com mudanças no dia a dia. Esse tipo de contribuição coletiva faz com que a criança se sinta como parte ativa da família, moldando a forma como as tarefas diárias são executadas.

Isso também tem relação com os materiais utilizados para elaborar o quadro. Alguns deles não são capazes de serem alterados, pedindo que um novo seja criado. A fim de evitar desperdícios de recursos, recomenda-se os que possam ser editados.

Um quadro para todos os pequenos ou alguns individuais?

Até aqui nós falamos sobre como fazer um quadro de rotina infantil de forma única, mas esse não precisa ser o caso. Isto é: você pode optar por um só objeto, onde irá inserir o dia a dia de toda a família. Outra opção, um pouco mais trabalhosa, é criar vários, separando os afazeres de acordo com a criança para quem foi desenvolvido.

Existem prós e contras para as duas ideias. No caso de um quadro de rotina coletivo, há o incentivo pelo exemplo, com as crianças tendo o poder de conferir as tarefas de todos os membros da família. Por outro lado, perde-se um pouco o senso de responsabilidade pessoal.

No caso dos quadros distintos, o lado positivo é a individualidade, com cada criança sentindo que possui tarefas próprias e que podem ser executadas somente por ela. O “contra” vem com a fragmentação das atividades cotidianas, o que dificulta o trabalho dos adultos.

Onde o quadro deve ser colocado?

Não existe uma regra única sobre como fazer um quadro de rotina infantil e onde ele deve ser colocado, tudo depende da configuração familiar, dos espaços comuns e dos objetivos a serem alcançados. De maneira geral, recomenda-se um espaço compartilhado, onde todos possam conferi-lo.

A cozinha costuma ser um excelente local, levando em conta que é onde as famílias se reúnem para as refeições ou antes de saírem de casa. É interessante que ele não esteja em um lugar muito alto, do contrário a criança terá dificuldades em checar as informações.

No item anterior, mencionamos a existência de múltiplos quadros, de acordo com a presença de mais crianças, o que é uma possibilidade. Nesses casos, pode-se optar por deixá-los em áreas comuns ou nos quartos, a fim de que os pequenos tenham acesso.

Quais são as diferenças entre quadro de rotina e de recompensas?

Se você já sabe como fazer um quadro de rotina infantil, entende que ele é frequentemente confundido com o de recompensas, mas eles trazem propostas distintas.

A principal diferença entre ambos reside no fato de que o quadro de recompensas é uma estratégia de reforço positivo para comportamentos, não compromissos.

Ao cumprir o que está estabelecido no quadro de rotina, a ideia não é que a criança ganhe algum prêmio, mas que se acostume com uma série de atividades cotidianas. Isso significa também que o modelo de recompensas tem um uso um pouco mais limitado no dia a dia.

As semelhanças também existem, especialmente quanto ao objetivo de ensinar crianças a cumprir tarefas, de acordo com o que foi combinado previamente. Isso envolve tanto o quadro de rotina alimentar quanto outros aspectos do cotidiano, como acordar, ir à escola etc.

Agora que já viu nossas dicas sobre como fazer um quadro de rotina infantil, que tal começar agora o seu?

A Seven Boys foi fundada em 1950, em São Paulo. Pois é….temos uma looonga história!