personagem
Aprenda a criar um quadro de rotina infantil para alimentação

Notíciasago, 06 - 2021

Aprenda a criar um quadro de rotina infantil para alimentação

Uma das maiores dificuldades dos pais é fazer com que seus filhos tenham uma alimentação equilibrada, com horários e um cardápio infantil que satisfaça sua vontade. Para isso, nada melhor que criar uma rotina alimentar que guiará você e seu pequeno na busca por novos hábitos. Quer saber como fazer? Veja as dicas que separamos para você criar um quadro de rotina infantil para ajudar na alimentação da sua criança.

Criando um quadro de rotina infantil

O primeiríssimo passo para criar um quadro de rotina para crianças é ter as tarefas diárias já determinadas. Parece óbvio, mas nem todos os pais têm essa relação dos horários dos compromissos dos filhos bem organizados – da escola, cursos, estudo e lição de casa. Ter essa organização, facilitará a criação de um quadro de rotina alimentar para os pequenos e também te ajudará a criar um cardápio infantil mais consistente. 

Agora, mãos à obra! Pegue uma cartolina, uma régua e canetas coloridas. Faça como se estivesse montando uma tabela, onde você colocará os horários e os compromissos e refeições na frente. Cada cor de caneta serve para um tipo de atividade, por exemplo: azul para os horários ligados à escola; verde para os horários ligados à refeição; amarelo para os cursos e atividades extracurriculares do seu pequeno. Pronto: agora você já sabe como criar uma rotina para crianças.

Crie um cardápio infantil

Depois de pensar no quadro de rotina infantil, há outra coisa que te ajudará a se organizar para a semana toda: criar um cardápio para crianças que seja variado e atrativo. Dessa forma, você não precisará perder tempo todos os dias pensando no que o seu pequeno vai comer. Esse cardápio vai servir também para você montar as lancheiras do seu filho.

  • Está precisando de uma forcinha para pensar em novas receitas para um cardápio infantil? A Seven te ajuda! Confira aqui.
  • Quer saber o que colocar na lancheira do seu pequeno? Veja aqui.

Eleja o ambiente adequado

Qual criança não gosta de fazer as refeições assistindo televisão? Se esse é o caso do seu filho, saiba que esse é um hábito que pode causar vários prejuízos à saúde infantil, como a obesidade. Afinal, a hora de comer deve acontecer sem qualquer distração, como TV ou aparelhos eletrônicos. Então, que tal estabelecer com os pequenos que, no horário das refeições, eles devem abrir mão de outras atividades enquanto comem na mesa?

Dando o exemplo

Já sabe: nada melhor como um bom exemplo para ensinar a criança, não é mesmo? Por isso, agora que você já criou uma rotina infantil de acordo com o que melhor se encaixa para a sua família, você precisará manter até que todo esse processo se torne um hábito. Então, que tal ser a referência do seu filho? Tá bom, mas como? 

É bem simples: tenha você também uma rotina alimentar bem estabelecida, com uma alimentação equilibrada e saudável, horários para as suas refeições e local adequado, sem dividi-las com outras atividades. Dessa forma, você mostra para o pequeno a importância de ter os dias organizados e, de quebra, você acabará se beneficiando com isso.

Alimentação equilibrada e divertida, sim, senhora!

Seu filho reclama do cardápio e de comer alguns alimentos que fazem bem à saúde? Aposte em mais vida para o prato do seu pequeno: brinque com os alimentos, criando desenhos, como rosto, bichinhos. Isso fará seu filho ficar mais motivado a comer tudo o que há no prato. Precisa de inspiração, confira algumas das nossas receitinhas infantis que darão uma luz na hora de montar os pratos: