personagem
Como aliviar uma crise de asma? Aprenda como identificá-la e a evitá-la

Notíciasout, 01 - 2023

Como aliviar uma crise de asma? Aprenda como identificá-la e a evitá-la

Que essa é uma condição comum, nós sabemos, mas você sabe exatamente o que é e como identificar quando ela acontece? As opções de tratamento são simples e muito eficazes.

Contudo, dúvidas podem surgir. Nestes casos, como aliviar uma crise de asma? Bem, então continue a leitura e para saber mais!

Para começar, vale explicar rapidamente o que é asma. Trata-se de uma inflamação que ocorre diretamente nos brônquios e vias aéreas (sistema respiratório), provoca falta de ar, tosse, chiado no peito, cansaço e, por vezes, coriza.

É uma doença bastante comum ao redor do mundo, chegando a mais de 300 milhões de casos, sendo cerca de 20 milhões apenas no Brasil. A asma pode se manifestar em pacientes de todas as idades e é categorizada como uma situação crônica e variável.

Veja também: Como evitar a obesidade infantil?

Entenda um pouco melhor sobre a asma

Devido às suas alterações, as pessoas diagnosticadas com a doença são separadas em três grupos (de casos) diferentes, sendo eles: leve, moderado e grave.

Mas todos estes se enquadram nos números fornecidos pelo DATASUS, banco de dados do Sistema Único de Saúde, que aponta mais de 350 mil internações por asma, anualmente, no Brasil. Bastante, né?

A verdade é que a causa da asma ainda é desconhecida, porém acredita-se que os principais fatores são genéticos e ambientais. Mas não se preocupe!

Apesar de não ter cura, já existem diversas alternativas para manter um tratamento, sendo a principal delas o medicamentoso para controlar a sua ocorrência. Logo, é essencial saber como aliviar uma crise de asma.

A mudança de hábitos é uma excelente aliada, já que evita os principais “gatilhos” para crises respiratórias. Então, agora que já sabe o que é asma, vamos às dicas de prevenção!

Veja como prevenir as crises de asma

Bem melhor do que saber como tratar é tentar evitar ao máximo esses momentos. Quando pensamos o que causa a asma, podemos levar em conta vários fatores, mas em sua maioria, essas atitudes abaixo podem ajudar.

Diga adeus à poeira

Ambientes, roupas e bichinhos de pelúcia são propícios ao acúmulo de poeira e podem ser um gatilho para crises de asma. Por isso, mantenha tudo sempre bem limpinho e arejado.

Se possível, evite o uso de produtos de limpeza com cheiros muito fortes, já que também podem influenciar.

Pratique exercícios físicos moderados

Há quem diga que a prática de exercícios físicos é bastante difícil com a companhia da asma, mas nem por isso devemos desistir, viu?

Esse hábito colabora com a qualidade do organismo e, ainda, possibilita a resistência física.

Evite o frio

Você sabia que nós acumulamos frio dentro do corpo? Pois é, ao andar descalço ou deixar de usar um agasalho surgem algumas complicações: desde cólicas e prisão de ventre, até problemas respiratórios.

Por isso, preze por deixar o frio bem longe! A região do peitoral e das costas são as que mais merecem atenção.

Cuidado com fumaças

Não adianta saber como aliviar uma crise de asma se não tiver esse tipo de cautela.

Seja da churrasqueira ou do fumo (que é bastante prejudicial), é importante manter distância das fumaças do dia a dia. Ambas podem causar dificuldades respiratórias e desencadear uma crise de asma grave.

Mantenha uma alimentação rica em fibras

De acordo com pesquisas desenvolvidas no Hospital Lausanne, na Suíça, as fibras induzem reações menos intensas nos alérgenos e, ainda, modificam a flora intestinal, multiplicando bactérias boas capazes de reduzirem processos inflamatórios. Elas podem ser encontradas facilmente em grãos e frutas, por exemplo.

Confira essa sugestão de lanchinho que, além de muito saboroso, é saudável: sanduíche de pão 12 grãos, da Seven Boys, recheado com queijo branco e tomate. Para acompanhar, prepare um suco natural de Goiaba.

Como aliviar uma crise de asma?

Mas se surgir uma reação forte, o que devo fazer? Um dos principais questionamentos para quem sofre com este tipo de problema é como aliviar uma crise de asma, não é mesmo? Afinal de contas, ver a pessoa tentar respirar e não conseguir, é muito ruim.

Existem alguns procedimentos que podem ajudar neste momento. Anote aí!

Só um detalhe: se você estiver apenas auxiliando uma pessoa que está enfrentando uma crise, fique tranquilo e tente ajudar da melhor maneira.

Passo a passo que ajuda no momento de uma crise de asma

A primeira coisa que deve ser feito, até mesmo antes de pensar o que causou o episódio, é acalmar quem estiver com a crise. Depois disso, tente colocá-la sentada em uma posição que seja bem confortável.

Outra forma que podemos pensar em como aliviar uma crise de asma é inclinar a pessoa para frente e colocar os cotovelos nas costas da cadeira, facilitando a respiração.

Na lista de quais são os tratamentos para asma, temos diversos medicamentos. Por isso, é essencial entender se a pessoa utiliza algum remédio como, por exemplo, as famosas bombinhas.

Caso não tenha nenhuma bombinha, deixe a pessoa parada até a chegada de um médico. Se necessário, chame a ambulância. Pegue o telefone e ligue para 192.

Agora, se tiver a medicação, ajude-a com a administração e dê a ela o mais rápido possível. As bombinhas ajudam com a respiração, principalmente, em momentos de crises.

Mais um jeito de como aliviar uma crise de asma é tirar a pessoa do local onde aconteceu o gatilho. Por exemplo, se for onde tem animais de estimação, vá para um lugar arejado. Se foi algum produto que causou o problema, tente tomar um banho.

Vale lembrar que ter contato com animais desde cedo ajuda a criar imunidade maior contra a doença também!

Sabemos o que causa a asma, mas se mesmo assim acontecer uma crise, devemos tomar alguns cuidados para que o quadro não se agrave. Ah! Uma dica importante: caso você seja a pessoa que sofra com esta doença, deixe o telefone de parentes na opção emergência do telefone.

Como identificar uma crise de asma?

Uma das formas dos médicos identificarem se os seus sintomas são de asma, além de histórico familiar, será solicitar a espirometria para fazer a avaliação de como está o comprometimento da função dos seus pulmões.

Outra maneira é por meio dos exames de imagem como, por exemplo, tomografia computadorizada de tórax e raio-x de tórax, que acontecem de forma rápida e não precisam de preparo.

Mantenha o cuidado constante!

Além das dicas que vimos acima, mais um jeito que está na lista de quais são os tratamentos para asma é o cuidado de deixar panos úmidos pela casa para fazer a higienização do ambiente.

Se você for a pessoa responsável por fazer a limpeza, opte pela utilização de máscaras durante o processo.

De acordo com estudos e como falamos no início do texto, a asma é um problema mundial e, só no Brasil, é o quarto maior motivo de internações ligadas, principalmente, a problemas respiratórios. Por estes motivos, é essencial que você cuide da sua saúde para não sofrer com as consequências de uma crise.

E então, já sabe como aliviar uma crise de asma? Aproveite para fazer visitas regulares ao seu médico para um acompanhamento preventivo.

Veja também: Conheça atividades de relaxamento corporal

A Seven Boys foi fundada em 1950, em São Paulo. Pois é….temos uma looonga história!