personagem
Autismo: entenda o que é e como identificar

Notíciasmar, 27 - 2019

Autismo: entenda o que é e como identificar

O autismo é considerado um distúrbio multifatorial com diferentes níveis de comprometimento. Como não existe um exame específico que possa detectá-lo, o diagnóstico é clínico. Normalmente, é feito por uma equipe composta por psicólogos, terapeutas e fonoaudiólogos. Mas, antes de consultar um especialista, é importante ficar atento aos sinais do autismo. Eles começam a se manifestar com mais intensidade a partir dos três anos de idade.

Segundo a Revista Crescer em “O que é o autismo?”, os sintomas do distúrbio podem variar muito. No que diz respeito a interação social, é possível notar um comprometimento no modo de se relacionar com outras crianças, adultos e com o meio ambiente. A comunicação também é um fator que deve ser observado, pois algumas crianças não desenvolvem a fala ou apresentam fala repetitiva, também conhecida como ‘ecoalia’. Alterações bruscas no comportamento e restrições como, por exemplo, agir de forma negativa mesmo diante de pequenas mudanças na rotina também são sinais do transtorno.

Ainda não existe uma medicação específica para o transtorno. O tratamento para o autismo também não é padrão. Baseia-se em um acompanhamento pedagógico e terapêutico que deve ser adaptado de acordo com as necessidades e deficiências de cada um.

Segundo o site Drauzio Varella em “Doenças e sintomas: autismo”, a recomendação é que toda a família receba atendimento e orientação especializada. Descobrir um meio ou técnica de comunicação com o autista é também uma questão fundamental. Além disso, é importante manter a rotina devidamente organizada para evitar a dificuldade que o autista tem de lidar com as mudanças.

Lembre-se: os estímulos são bem-vindos, mas respeitar as limitações de cada um é essencial.