personagem
Quais são os benefícios de ter um animal de estimação? Descubra aqui

Notíciasnov, 23 - 2018

Quais são os benefícios de ter um animal de estimação? Descubra aqui

O senso comum afirma que não devemos ter pets em um ambiente onde vive um bebê, fazendo diversas famílias abandonarem seus amiguinhos. Mas será que isso é verdade?

É necessário entender melhor quais são os benefícios de ter um animal de estimação e como isso pode ajudar muito as crianças. Confira esse texto e tire suas dúvidas!

Segundo Ana Carolina Hoyos, veterinária que engravidou enquanto “mamãe” de 9 cachorros, em uma entrevista para o blog Pet Cidade, toda criança deveria conviver com os animais. Para Cátia Fonseca, presidente do Departamento de Pediatria Ambulatorial e Cuidados Primários da SPSP, essa relação pode trazer benefícios ao desenvolvimento da criança, além de colaborar com a dessensibilização para doenças futuras.

Além disso, estudos realizados na Universidade de Alberta, no Canadá, mostraram que aproximar os pets aos bebês, desde a gestação, pode reforçar o sistema imunológico da criança, diminuindo as chances de alergia.

É inegável a necessidade de alguns cuidados especiais, tanto com os animais quanto com os bebês, porém, a convivência pode ser tranquila e saudável para ambos. Entenda melhor!

Leia também: Como funciona a adoção de pets?

Algumas dicas para melhorar a convivência entre pets e crianças

Para começar, antes de falarmos dos benefícios de ter um animal de estimação, vale dar algumas dicas sobre cuidados especiais que vão garantir só momentos de alegrias entre a criança e o pet.

É indicado normalizar a vacinação e manter a higiene do animalzinho em dia, a fim de evitar a transmissão de bactérias e vírus que possam trazer complicações à saúde do bebê.

Depois, o primeiro contato deve ser feito de maneira lenta e tranquila, demonstrando calma e tendo controle sobre o pet, utilizando de um ambiente agradável e atentando-se, sempre, ao porte do animal. E não há restrição a uma raça de animais para crianças, já que o comportamento do pet se dá a partir da criação que o mesmo teve até o momento.

Mas é crucial consultar o pediatra antes de permitir contato entre eles, a fim de evitar complicações e poder aproveitar apenas os benefícios de ter um animal de estimação. Além de, claro, não esquecer de aproximar o pet de uma maneira que o tranquilize e não o faça sentir-se sozinho após a chegada do novo membro da família.

Em caso de estranhamento entre eles, mostre para o enciumado/assustado que ele não enfrenta uma situação de risco. Se aparecerem alergias ou demais complicações, consulte um médico.

Não se preocupe, sua família pode continuar completa e isso pode ajudar muito no desenvolvimento do seu bebê. Veja como!

Benefícios de ter um animal de estimação junto com crianças

Quem tem filhos, muitas vezes, refuta a ideia de somar um pet na rotina já tão atribulada. Embora os bichinhos precisem de atenção e muitos cuidados, o convívio entre eles e os pequenos pode ser extremamente valioso. Descubra, abaixo, boas razões para pensar com carinho nessa possibilidade.

Compromisso

Os animais são seres muito dependentes quanto à sua sobrevivência. Ao dividir as tarefas diárias de criação com os adultos, os pequenos aprendem desde cedo o que é o senso de responsabilidade e comprometimento.

Imunidade

Alguns estudos apontam que entre os benefícios de ter um animal de estimação está o fato de que o sistema imunológico se desenvolve melhor em crianças que convivem desde cedo com pets. Assim, elas têm menos chance de desenvolver asma, rinite alérgica e dermatites tópicas, por exemplo.

Companhia saudável

Os animais de estimação, especialmente os cães, adoram uma boa farra. As crianças vão encontrar neles um amigo inseparável e sempre pronto para uma boa brincadeira. Levar seu melhor amigo para passear ao ar livre acabará sendo um incentivo para um estilo de vida mais saudável ao realizar atividades físicas, o que também é muito importante.

Amizade e carinho

Durante o crescimento, as crianças precisam aprender a lidar com os sentimentos, como a raiva e a tristeza. A troca de afagos entre os bichinhos e seus pequenos donos atua como uma espécie de terapia, pois diminui o estresse e acalma e está entre os benefícios de ter um animal de estimação.

E por falar nisso, veja boas dicas de atividades de relaxamento corporal infantil que podem ajudar os pequenos mais agitados.

Auxilia a controlar os impulsos

Outra vantagem dessa amizade é a capacidade de trazer um controle maior no impulso. Uma convivência por apenas meia hora ao dia já pode liberar ocitocina, que é um calmante natural produzido pelo corpo humano. Ele traz bem-estar e ainda auxilia no combate da agressividade, ajudando a criança a ter mais domínio dos seus impulsos.

Porém, é preciso entender quais são os melhores animais de estimação para crianças em casos que queira mais interação. Afinal, não dá para ter um coelho, por exemplo, e esperar que ele brinque da mesma forma que um gato ou um cachorro. Lembre-se de que se for adotar um animalzinho, ele será sua companhia para a vida toda!

Por esta razão, é essencial que, antes de ter o pet, você faça pesquisas na internet ou pergunte a amigos sobre qual é o ideal para seu filho, conforme seus objetivos.

Estímulo para o cérebro

Principalmente, até os dois anos de idade é um momento importante para o desenvolvimento cerebral da criança. Por esta razão, conforme a quantidade de estímulos for elevada, maior será a conexão entre os neurônios.

De acordo com Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), os pets são capazes de ajudar com estes estímulos, já que fazem com que os pequenos realizem atividades repetitivas por diversas vezes, como, por exemplo, jogar uma bolinha. Isso traz um aperfeiçoamento nas habilidades motoras da criança e está entre os benefícios de ter um animal de estimação.

Neste caso, é indicado prestar atenção também em quais espécies gostam de interagir mais ou não. Se pensarmos na brincadeira que citamos acima, podemos dizer que um cachorro é o ideal. Afinal, eles amam que as pessoas joguem a bola um milhão de vezes, não é mesmo?

Função terapêutica

Os benefícios dos animais para crianças com transtornos neurológicos e físicos são muitos e, por isso, são bastante utilizados em acompanhamento terapêutico durante várias condições como, por exemplo, o autismo. Segundo um estudo publicado há alguns anos, crianças e adolescentes portadores do diabetes tipo 1, que têm animaizinhos em casa, controlam melhor o nível de glicemia.

Responsabilidade

Cuidar dos pets nem sempre é uma tarefa muito fácil, concorda? Então, depois que escolheu um dos melhores animais de estimação para crianças, é a vez de começar a colocar a mão na massa.

E é aí que o pet pode fazer com que os pequenos tenham mais responsabilidade.

Se o seu filho é um pouco maior, você pode dar tarefas relacionadas ao animal como, por exemplo, colocar a água no potinho para que, aos poucos, ele vá desenvolvendo um senso de responsabilidade.

A Seven Boys foi fundada em 1950, em São Paulo. Pois é….temos uma looonga história!