personagem
Brincadeiras para toda a família – jogos e brincadeiras que atravessam gerações

Notíciasago, 09 - 2019

Brincadeiras para toda a família – jogos e brincadeiras que atravessam gerações

Brincadeira de criança, como é bom, como é bom! (Duvido que você não leu cantando…risos…) Ainda mais quando feito em família.

As brincadeiras colaboram com o autoconhecimento das crianças, além de permitirem que criem visão de mundo, trabalhem a imaginação e o senso de equipe; sendo de extrema importância a participação de toda a família nesse momento.

Então, veja só algumas brincadeiras para você fazer em família:

Alerta: O jogador pega uma bola, arremessa para cima e grita o nome de uma pessoa. A pessoa que teve seu nome citado deve pegar a bola e gritar “Alerta!”. Imediatamente, todos devem ficar estátuas. O jogador dá 3 passos e, parado, deverá tentar acertar com a bola na pessoa que tiver mais próxima. Se acertar, a pessoa atingida sai da brincadeira. Se errar, ele é quem sai. É uma espécie de queimada parada.

Amarelinha: A amarelinha é desenhada no chão com giz, com um círculo na ponta que leva a palavra céu. A brincadeira consiste em pular de casa em casa, com um ou dois pés, sem desequilibrar ou pisar nas linhas.

Bobinho: É uma brincadeira de bola. Os jogadores ficam em roda e um deles no centro dela. O objetivo é que o bobinho (jogador ao centro da roda) consiga pegar a bola. Se conseguir, quem chutou a bola pela última vez será o novo bobinho. A brincadeira pode ser feita com os pés ou com as mãos.

Esconde-esconde: Um jogador ficará de olhos fechados, contando de 1 a 10 (ou mais) para que, enquanto isso, os demais jogadores se escondam. O objetivo é que o jogador que fez a contagem consiga encontrar todos os outros, antes que eles voltem ao local escolhido para a contagem.

Cobrinha: Dois participantes seguram nas extremidades da corda e começam a fazer movimentos com ela. Enquanto isso, os demais participantes deverão ultrapassar a corda sem tocar nela. Se não conseguir, é eliminado. O último a ficar, vence.

Além dessas, existem diversas opções divertidas e simples de serem feitas. Aproveite os momentos em família da melhor forma!

Por Carolina Oquendo