personagem
11 brincadeiras para fazer na Páscoa e criar novas memórias

Notíciasjan, 31 - 2024

11 brincadeiras para fazer na Páscoa e criar novas memórias

Algumas datas comemorativas são muito especiais para as crianças. Uma delas é a que vem recheada de chocolates e muitas gostosuras. Para deixar a tão esperada visita do coelhinho ainda mais alegre, separamos 11 brincadeiras para fazer na Páscoa com os pequenos.

O bom é que você pode brincar em vários momentos e estreitar a relação com seus filhos, ao mesmo tempo em que aguça a imaginação e os mantém entretidos.

Inspire-se nas ideias que reunimos neste texto e já comece a se preparar para a chegada do coelhinho. Vai ser pura diversão!

Qual é a importância das brincadeiras de Páscoa para as crianças?

Assim, como outras datas comemorativas, essa tem um valor lúdico muito importante para os pequenos. Depois do Papai Noel, o Coelhinho da Páscoa é provavelmente a figura mais notória das festividades, algo presente na infância compartilhada por todas as crianças, que estimula sua fantasia.

Além disso, essa é a oportunidade de distribuir doces para os pequenos, algo que é sempre muito bem-vindo. É necessário estabelecer um bom controle do quanto se come, para não prejudicar a saúde, mas é indiscutível que crianças se divertem com a época.

Somado a tudo isso, existem também as brincadeiras de Páscoa, as quais nos aproximam das festividades e acrescentam uma camada extra de diversão. Para os responsáveis, é interessante pensar quais são as atividades mais atrativas para os pequenos.

É por isso que fizemos uma boa seleção nesse texto!

Conheça 11 brincadeiras para fazer na Páscoa

Veja abaixo algumas sugestões e escolha uma ou mais para se divertir com seus pequenos. Tem opções para todos os gostos e tamanhos.

1 – Salto do coelho

Boa parte das brincadeiras de Páscoa envolvem doces, então por que não começar a lista com uma focada em atividade física? A ideia pode ser interessante até mesmo para “gastar” a energia dos pequenos durante as festas, depois de um grande consumo de chocolates.

O salto do coelho é uma das brincadeiras para fazer na Páscoa parecida com a amarelinha, onde duas linhas são feitas no chão e a criança deve pular de uma para a outra, em ziguezague.

Mais adiante, vá afastando as linhas paralelas, para que os saltos fiquem mais desafiadores e divertidos.

2 – Pintura de rosto

Não são somente os ovos que podem ser pintados durante a Páscoa! As crianças também podem ter seus rostos decorados com tinta específica para a pele, buscando imitar a aparência de um coelhinho.

Pode ser diverti-lo pintá-las antes mesmo de outras brincadeiras.

De maneira alternativa, você pode considerar que os próprios pequenos pintem uns aos outros, levando em conta que não é uma tarefa muito difícil de ser feita. Isso incentiva a criatividade e dá um senso de independência para as crianças durante a data.

3 – Ovo na colher

Essa é uma das mais tradicionais brincadeiras para fazer na Páscoa, e também uma das mais divertidas.

Funciona da seguinte forma: ovos são colocados em uma colher, que será segurada pela boca. O objetivo é atravessar obstáculos sem derrubá-los no chão.

Aqui existem algumas alternativas para os tipos de ovos que pode usar. Os cozidos são os mais comuns, mas você pode optar pelos de chocolate, em comemoração à data.

Ao derrubar, volta-se ao começo. Vence quem alcançar primeiro o objetivo ainda com o ovo.

4 – Conhecer coelhos de verdade

Esses animais símbolos da data são relativamente comuns no Brasil, mesmo em centros urbanos, mas costumam dar um trabalhão para tutores. Por conta disso, não se recomenda tê-los, exceto se você tiver tempo e disposição para dedicar-se aos peludos.

Mas por que estão entre as brincadeiras para fazer com as crianças na Páscoa? É que pode ser muito divertido apresentar os bichinhos aos pequenos, especialmente nesta data.

Busque informações sobre pessoas que criam coelhos na sua região e leve os pequenos para conhecê-los. O dia com certeza será muito bem aproveitado.

5 – Jogo da memória

Essa não é uma das brincadeiras para fazer na Páscoa mais tradicionais, já que você pode jogar em qualquer data.

Consiste em cartões escondidos, onde o objetivo é formar pares a partir da lembrança de quais cartões já foram vistos. A brincadeira é simples e pode ser elaborada utilizando cartolina e canetinhas.

Para tornar a brincadeira típica da Páscoa, transforme os desenhos em algo temático, como coelhos, ovos, chocolates e outras imagens.

A atividade pode ser ainda mais divertida se você distribuir prêmios (na forma de doces, é claro!) para quem fizer mais pontos no jogo.

6 – Confecção de doces com a ajuda das crianças

Quem disse que a cozinha não é lugar de brincadeiras para fazer na Páscoa? Desde que exista um adulto responsável para garantir a segurança dos pequenos, é possível transformar a culinária em uma experiência divertida para a família, especialmente em uma data como essa.

Você pode fazer chocolates com formatos temáticos ou bolos, e deixar que os pequenos os decorem.

Quando a atividade for concluída, perceberá que eles terão bastante orgulho do que fizeram com as próprias mãos, algo que será frequente, mesmo quando a Páscoa acabar.

7 – Caça aos ovos

É uma das brincadeiras para fazer na Páscoa bem tradicionais. Esconda os ovos pela casa e deixe algumas pistas pelo caminho.

Também vale avisar se “está quente” ou “frio” para deixar a brincadeira mais emocionante. A competição pode incluir várias crianças e os ovos podem valer pontuações diferentes.

8 – Pegadas pela casa

Reproduza as pegadas do coelhinho e crie pistas para as crianças durante a Páscoa.

Isto vai alimentar a imaginação dos pequenos e tornar a data um momento mágico e inesquecível. Vale usar tinta, pó de café, terra, farinha e o que mais a sua imaginação permitir.

9 – Cenoura para o coelho

Sabemos que esses animais  gostam de cenoura e por que não deixar, com a ajuda das crianças, algumas espalhadas para os nossos amiguinhos peludos da Páscoa?

Vale até morder a cenoura – quando os pequenos não estiverem por perto, claro –  para dar mais veracidade à visita do coelhinho!

10 – Amigo chocolate

Esta é uma brincadeira bem parecida com o tradicional amigo secreto, que é bem característico do Natal. A diferença é que nesta variação todo mundo ganha um chocolate! Delícia, não é?

11 – Ovos coloridos

Cozinhe alguns ovos de galinha e chame as crianças para pintá-los com tinta ou canetinhas. Faça uma votação para eleger o mais bonito.

Quando a diversão acabar, pode quebrar a casca e comer os ovos.

E essas são somente algumas das brincadeiras para fazer na Páscoa, com muitas outras podendo ser adaptadas de acordo com o interesse das crianças e as suas possibilidades. O mais importante é que a data seja aproveitada com doces e na presença de quem amamos.

Veja também: Principais tipos de dança para crianças

A Seven Boys foi fundada em 1950, em São Paulo. Pois é….temos uma looonga história!