personagem
Como evitar o afogamento de crianças no verão

Notíciasdez, 21 - 2018

Como evitar o afogamento de crianças no verão

Dois minutos submersa. Apenas dois minutos. É tudo o que uma criança vítima de afogamento precisa para perder a consciência. Se este tempo embaixo da água ultrapassar quatro minutos, o cérebro pode sofrer danos irreversíveis. Veja, abaixo, como prevenir este tipo de acidente que, infelizmente, é a segunda maior causa de morte entre crianças de até 14 anos de idade.

 

  • Supervisione sempre que uma criança estiver próximo ou dentro da água. Independente da profundidade, seja na praia, na piscina ou até mesmo em uma banheira ou balde. Acredite, crianças menores podem se afogar até em pias. Portanto, fica a dica: a atenção deve ser constante.

Por Thamyê Bloes

  • Oriente a criança a nunca entrar sozinha na água e evitar as beiradas da piscina, por exemplo. Explique que nadar sozinho é muito perigoso. Ensine também que pular em outras crianças e empurrá-las não deve ser feito. Outra boa lição é fazer a criança entender que simular um afogamento não tem a menor graça.

 

  • Os coletes salva-vidas ajudam a proteger crianças que ainda não sabem nadar. Bóias plásticas e outros infláveis podem estourar ou virar a qualquer momento.

 

  • Não deixe baldes, bacias, banheiras e piscinas infantis cheias de água após a sua utilização. Esvazie os recipientes e deixe-os virados para baixo.

 

  • Ambientes com cisternas, poços e outros tipos de reservatórios domésticos devem estar sempre trancados. O vaso sanitário parece inofensivo, mas o ideal é manter a tampa sempre fechada e, se possível, lacrada com um dispositivo de segurança.
  • Aulas de natação com profissionais capacitados e qualificados para isso também são uma boa maneira de prevenir afogamentos. Apesar disso, as aulas não excluem o risco e a supervisão de um adulto continua sendo sempre necessária.
  • Placas de sinalização costumam indicar se os locais são próprios ou impróprios para banho, porém nem sempre haverá uma delas em todos os lugares. Tenha cuidado com ambientes desconhecidos que podem ter pedras ou muita correnteza.

 

A Seven Boys foi fundada em 1950, em São Paulo. Pois é….temos uma looonga história!