personagem
Como incentivar a atividade física em casa?

Notíciasout, 30 - 2020

Como incentivar a atividade física em casa?

Apesar da liberação para o frequento à lugares públicos – seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) – ainda podemos afirmar que realizar o máximo de atividades em casa é mais seguro. Então, se for com a família: melhor ainda! 

Por isso, continue a leitura deste artigo e entenda as vantagens e como incentivar a prática de exercícios físicos por toda a família.

Para começar, partimos do fato que manter o corpo ativo é importante em qualquer idade. Na infância, por exemplo, as brincadeiras e exercícios leves (como alongamento) são fundamentais para o fortalecimento do sistema imunológico, para o desenvolvimento das capacidades motoras, aumento da resistência e desenvolvimento saudável do organismo. 

Para as demais pessoas, as atividades físicas são capazes de promover bem-estar, melhora no humor, aumento na qualidade do sono, colabora com a memória e diminui o estresse (mental e físico). 

E por quê? Bem, estudos científicos comprovaram que o sedentarismo pode ser tão prejudicial à saúde quanto o tabagismo. Além disso, dados da OMS (2018) apontaram que as doenças causadas pelo sedentarismo são responsáveis pela morte de cerca de 300 mil pessoas por ano no Brasil. 

Por isso, comece agora a cuidar da sua saúde e daqueles que você ama – sem sair de casa! Confira algumas dicas: 

  • Organize a rotina: separe um período de 30 a 60 minutos por dia para estar em família. Independente da idade, chame todos para as atividades!
  • Otimize as tarefas: por vezes, as tarefas da casa podem cumprir o papel das atividades e, ainda, promover o trabalho em equipe. 
  • Use a criatividade: os objetos e brinquedos podem ser usados de maneira improvisada para chamar atenção dos pequenos e criar um ambiente lúdico. Assim, se torna divertido e ninguém fica de fora! 
  • Crie um ambiente agradável: arraste os sofás, vá para o quintal e/ou coloque uma música ambiente. Isso envolverá todos e tornará a sua casa um local atrativo para essas práticas. 
  • Mescle os exercícios: das brincadeiras aos alongamentos, faça atividades que envolvam a todos de maneira saudável. 

Fique bem! 

Por Carolina Oquendo 

A Seven Boys foi fundada em 1950, em São Paulo. Pois é….temos uma looonga história!