personagem
Como estimular a criatividade infantil? Desperte o artista!

Notíciasset, 11 - 2020

Como estimular a criatividade infantil? Desperte o artista!

Muito se fala sobre as vantagens de ser criativo, mas, o que poucos imaginam, é que essa habilidade precisa ser incentivada desde a primeira infância. Com diferentes benefícios, há diversas formas de ser aplicada e desenvolvida. Continue a leitura e saiba como estimular a criatividade infantil!

Reconhecida por muitos especialistas como a capacidade de resolver problemas (não necessariamente negativos), essa habilidade também nos remete ao surgimento de coisas inéditas, assim como pensamentos “fora da caixa”.

Seja como for, esta habilidade é imprescindível no crescimento humano, colaborando com a evolução comunicacional e social. Vamos entender melhor e dar exemplos simples de atitudes que pode incluir no seu dia a dia com as crianças!

Como estimular a criatividade infantil? Esta atitude contribui para o desenvolvimento humano

Segundo dados coletados pela Fundação Botín, na Espanha, o incentivo à criatividade durante a infância oferece benefícios como:

  • Aumento de 17,6% das chances de uma pessoa ingressar no ensino superior e, posteriormente, encontrar boas oportunidades no mercado de trabalho;
  • 15,4% a mais de desenvolver trabalhos voluntários no futuro;
  • Assim como eleva em 8,6% a probabilidade de estabelecer amizades duradouras ao longo da vida.

Muito bacana, não? Além disso tudo, uma pessoa criativa tende a potencializar a autoconfiança ao longo da vida.

Então, bora colocar a mão na massa? Para ajudar seus pequenos nesse processo: proponha diálogos, mantenha-se presente, apoie, seja versátil na apresentação de opções de atividades e encoraje-os.

Se está com dificuldade de saber como estimular a criatividade infantil e não tem ideia por onde começar, aposte no básico! Ouvir músicas, contar histórias, colorir, montar brinquedos, jogar mímica, manusear massinha ou realizar atividades em família (como uma boa receitinha), são excelentes opções!

Atividades para estimular a criatividade infantil

E para detalhar melhor o que você pode fazer, bem como cada um desses itens podem ajudar seus filhos no processo criativo, separamos boas dicas abaixo.

Conte histórias

Se quiser saber como estimular a criatividade infantil, nada melhor que colocar as crianças para contar histórias. Afinal de contas, a leitura mexe muito com a nossa imaginação, não é mesmo? Então, aproveite momentos especiais ou até mesmo a hora de dormir para pegar livros.

Além disso, a leitura pode trazer outros benefícios como, por exemplo, raciocínio lógico, maior compreensão e mais concentração.

Durante o momento de contar histórias, você pode pedir para a criança dar continuidade em alguma parte, trazendo ainda mais o imaginário à tona.

Vocês podem aproveitar e montar um teatro com fantoches ou brinquedos. Os pequenos podem ser os atores do espetáculo e esta será mais forma de contar história.

Um ponto importante é que você não deve limitar a criatividade de criança, principalmente, se elas estiverem no meio da história. Dê autonomia para ela criar e falar tudo o que vem à cabeça.

Use a tecnologia de forma favorável

Não adianta pensarmos que os pequenos não terão acesso à tecnologia, já que ela faz parte do nosso dia a dia. Claro que, se a criança é bem pequena, o indicado por especialistas é evitar, ao máximo, o contato com telas.

Porém, se o seu filho já é maior, aproveite para usar esta tecnologia de um jeito que venha trazer vantagens no processo criativo.

Aqui, para saber como estimular a criatividade infantil, você pode usar filmes educativos ou até mesmo escutar músicas para que a criança cante junto e vá “treinando” a memória e a aprendizagem.

Use e abuse do desenho

O que não dá para fazer com uma folha em banco, concorda? Por isso que o desenho também é uma das formas de estimularmos a criatividade infantil. Assim, com lápis de cor ou até mesmo o giz de cera, elas vão precisar ser muito criativas para desenhar no papel.

Outra forma é pegar desenhos prontos e apenas pedir para eles pintarem. Só o fato de ter que pensar na cor de cada parte da imagem, já é uma forma de fazer com que eles sejam criativos.

Crie brincadeiras com massinha

Quem não gosta de fazer isso, não é mesmo? Então, bora começar a incentivar a criançada a usar a criatividade modelando a massinha. Ela faz com que os pequenos criem, por exemplo, diversas comidas, animais e um monte de outros objetos.

É legal você deixar que ela use a imaginação para criar os itens. Enquanto estiver modelando, aproveitem para conversar sobre cada criação.

Nesta atividade, dá até para unir com a ideia de contar histórias e ajudar ainda mais no momento de como estimular a criatividade infantil. A partir do que foi criado, vocês podem brincar com alguma narrativa.

Você sabia que essa também é uma atividade de relaxamento corporal infantil?

Incentive a criança ter contato com a natureza

Ambientes naturais podem trazer diversas vantagens, de acordo com a pesquisa “Buenos Días, Creatividad”, feita na Espanha. Por isso, tente colocar na agenda, pelo menos uma vez por mês, um passeio no parque para que os pequenos tenham um contato com a natureza.

Sabemos que nas cidades grandes não tem muitas opções, porém, tente montar uma horta em casa ou até mesmo plantar um feijão em um copinho de plástico. Lembre-se: o mais importante é saber como estimular a criatividade infantil.

Faça passeios em lugares diferentes

Existem diversos lugares, principalmente, museus e outros ligados à cultura que têm uma tendência de aguçar a imaginação das crianças. Dependendo do local, terão que usar a criatividade para participar do passeio de maneira completa.

Tenha um ambiente estimulante

Não adianta pensarmos em várias coisas sobre como estimular a criatividade infantil se o ambiente em que seu filho convive não incentiva que ele seja criativo. Por este motivo, é importante os pais estarem perto neste momento.

Se for necessário, crie uma parede no quarto do seu filho apenas para ela desenhar o que tiver vontade. Outro exemplo é a inserção de brincadeiras lúdicas ou até mesmo o fato de pedir para a criança cozinhar com você.

Convidar os amigos para brincar em casa também pode ser uma oportunidade de gerar esse ambiente estimulante. Afinal de contas, quando várias crianças se juntam são capazes de ter atitudes que nem imaginávamos, não é mesmo?

Ah! Mas quando estiverem brincando, tente não ficar preocupado com a bagunça do quarto. Se você estiver em um parque, por exemplo, não fique preocupado com a roupa que vai ficar suja. Este será o momento em que a criança aproveitará para aguçar sua criatividade.

A Seven Boys foi fundada em 1950, em São Paulo. Pois é….temos uma looonga história!