personagem
Conheça a importância do desenvolvimento criativo na infância.

Notíciasset, 11 - 2020

Conheça a importância do desenvolvimento criativo na infância.

Muito se fala sobre criatividade mas, o que poucos imaginam, é que ela precisa ser incentivada desde a primeira infância. Com diferentes benefícios, oferece diversas formas de ser aplicada e desenvolvida. Continue a leitura com a gente e saiba mais! 

A criatividade, reconhecida por muitos especialistas como a capacidade de resolver problemas (não necessariamente negativos), também nos remete ao surgimento de coisas inéditas, assim como pensamentos “fora da caixa”. 

Seja como for, é imprescindível no crescimento humano, colaborando com a evolução comunicacional e social. Segundo dados coletados pela Fundação Botín, na Espanha, o incentivo à criatividade durante a infância oferece benefícios como: 

  • Aumento de 17,6% das chances de uma pessoa ingressar no ensino superior e, posteriormente, encontrar boas oportunidades no mercado de trabalho; 
  • 15,4% de aumento nas chances de envolvimento futuro em trabalhos voluntários;
  • Assim como eleva em 8,6% as chances de estabelecer amizades duradouras ao longo da vida. 

Muito bacana, não? Além disso tudo, uma pessoa criativa tende a potencializar a auto-confiança ao longo da vida. 

Então, bora colocar a mão na massa? Para ajudar seus pequenos nesse processo: proponha diálogos, mantenha-se presente, apoie, seja versátil na apresentação de opções de atividades e encoraje-os. 

Se está com dificuldade de saber por onde começar, aposte no básico! Ouvir músicas, contar histórias, colorir, montar brinquedos, jogar mímica, manusear massinha ou realizar atividades em família (como uma boa receitinha), é uma excelente maneira de começar com o pé direito! 

Por Carolina Oquendo