personagem
Conheça os benefícios de fazer acompanhamento nutricional desde a infância

Notíciasago, 22 - 2019

Conheça os benefícios de fazer acompanhamento nutricional desde a infância

Em homenagem ao Dia do Nutricionista, comemorado no dia 31 de agosto, que tal entender um pouco mais da importância e benefícios da participação desses profissionais em nossas vidas, desde a infância? Vamos lá!

Os nutricionistas trabalham com a orientação e organização necessária para suprir as carências nutricionais do corpo. Seu acompanhamento é necessário desde a formação do feto, para colaborar com o desenvolvimento e saudabilidade do organismo em desenvolvimento.

Suas indicações sempre serão prescritas de acordo com a idade, peso, sexo, doenças e rotina do paciente, por exemplo, trabalhando para atender 100% das individualidades daquele corpo.

Seu trabalho traz benefícios como: prevenção e/ou tratamento de doenças, mudança de hábitos, pleno funcionamento e desenvolvimento do organismo e mais.

E por que acompanhar desde a infância?

Segundo a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF 2008-2009), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o excesso de peso e a obesidade são encontrados com grande frequência, a partir de 5 anos de idade, em todos os grupos de renda e regiões brasileiras.

Para mudar esse cenário é fundamental que os pais tenham consciência da importância do acompanhamento nutricional. É a partir disso, nesse momento, que se criam hábitos alimentares saudáveis, garantindo qualidade de vida.

Atender as necessidades nutricionais do organismo proporciona também melhora na qualidade do sono, do funcionamento do sistema imunológico, aumento do bem-estar, diminuição da fadiga, maior disposição e controle de peso.

E, claro, levar seus pequenos ao médico não é a única coisa que você pode fazer para cuidar de sua saúde. Você também pode:

  • Incentivar as refeições em família, longe da TV;
  • Montar lancheiras equilibradas e saudáveis, com lanches naturais e frutas;
  • Fazer sobremesas criativas e bonitas, com frutas;
  • Brincar com seus filhos, incentivando a prática de atividades físicas.

Por Carolina Oquendo