personagem
Conheça os benefícios do acompanhamento nutricional infantil

Notíciasjan, 31 - 2024

Conheça os benefícios do acompanhamento nutricional infantil

Esse é um assunto importante e que não deve ter data para ser discutido, mas que nem sempre é lembrado no dia a dia. Que tal entender um pouco mais sobre os benefícios do acompanhamento nutricional infantil? Vamos lá!

Há especialistas que trabalham com a orientação e organização necessária para suprir as carências nutricionais do corpo. Seu acompanhamento é necessário desde a formação do feto, para colaborar com o desenvolvimento e saúde do organismo.

Estamos falando dos nutricionistas e suas indicações sempre serão prescritas de acordo com a idade, peso, sexo, doenças e rotina do paciente, por exemplo. Eles atuam para atender 100% das individualidades daquele corpo.

Seu trabalho traz benefícios como: prevenção e/ou tratamento de doenças, mudança de hábitos, pleno funcionamento e desenvolvimento do organismo.

Porém, não vá negar que, na maioria das vezes, só lembramos desses profissionais quando queremos fazer alguma dieta, não é mesmo? Mas não deve ser assim e é importante marcar consultas regulares desde cedo. Vamos entender melhor?

Quais são os principais benefícios do acompanhamento nutricional infantil?

Segundo o Atlas Mundial da Obesidade, até 2035, um terço das crianças e adolescentes do Brasil poderão ser obesos devido aos hábitos de consumo atuais.

Para mudar esse cenário é fundamental que os pais tenham consciência da importância de um profissional de nutrição desde a infância. É a partir disso que se criam hábitos alimentares saudáveis, garantindo qualidade de vida.

Atender as necessidades nutricionais do organismo proporciona muitos benefícios e veremos vários adiante.

Suprir carências nutricionais

O primeiro entre os benefícios do acompanhamento nutricional infantil é atender às necessidades do organismo. Com isso, observa-se uma melhora:

  • na qualidade do sono;
  • do funcionamento do sistema imunológico;
  • aumento do bem-estar;
  • diminuição da fadiga;maior disposição diária.

Isso é especialmente importante para pequenos que apresentam um ou múltiplos sintomas relacionados à falta de energia e atenção. Em alguns casos, o diagnóstico foge à alçada da nutrição, mas em outros a alimentação modifica positivamente o cotidiano infantil.

E não estamos falando da introdução de suplementos nutricionais, mas puramente da obtenção deles a partir de alimentos. Especialmente em uma fase tão importante quanto o crescimento, é indispensável que o organismo da criança não seja privado de nutrientes.

Prevenir e tratar doenças

A prevenção e o tratamento de doenças a partir dos benefícios do acompanhamento nutricional infantil é algo complexo e que varia grandemente, de acordo com cada indivíduo. Apesar disso, em todos existe uma mesma vantagem: conhecimento, que leva à adaptação da rotina alimentar.

Algumas condições possuem sintomas silenciosos, o que significa que a sua prevenção é difícil se não existir um acompanhamento profissional. Quando isso é percebido cedo, a nutrição auxilia para que a criança não precise fazer mudanças traumáticas em seu dia a dia.

E tudo isso sem falar na obesidade infantil, a qual merece um item próprio em um momento posterior. Mesmo para crianças que não possuem diagnóstico ou pré-disposição a condições de saúde mais graves, manter um acompanhamento nutricional regular continua sendo uma boa ideia.

Auxiliar na mudança de maus hábitos alimentares

Todo adulto conhece aquela pessoa que não se alimenta bem, mas cujos motivos estão ao alcance de suas mãos. Não estamos falando da falta de tempo ou de recursos, mas do simples hábito. Quem nunca comeu adequadamente, provavelmente não sabe como o fazer.

É exatamente aqui que entra outro dos benefícios do acompanhamento nutricional infantil: como um auxílio para a criação de hábitos alimentares saudáveis e a mudança daquilo que nos prejudica. É importante notar que essa tarefa só é possível se existir o esforço coletivo de toda a família.

Ser exposto a diferentes tipos de comida em uma idade pequena e sob orientação profissional tem grandes impactos (positivos) na vida adulta. É a partir disso que se criam os bons hábitos alimentares, garantindo qualidade de vida que vai muito além da infância.

Melhorar a relação das crianças com as refeições

Não é incomum que os pequenos vejam os momentos das refeições como algo negativo, o que pode estar associado a um evento traumático do passado. O mais frequente é uma situação em que uma criança foi forçada a comer e associa a alimentação a sentimentos negativos.

Mesmo crianças que não viveram situações alimentares desagradáveis podem não se empolgar com a alimentação, o que é completamente normal. Felizmente, existem maneiras simples de melhorar a relação dos pequenos com os alimentos, em especial os saudáveis.

Isso pode ser feito a partir das consultas regulares com um nutricionista, o qual leva em conta os gostos das crianças, sendo este mais um dos benefícios do acompanhamento nutricional infantil.

Alguns alimentos podem ser evitados pela textura, por exemplo, o que é capaz de ser mitigado em receitas. A ajuda profissional apontará aos pais no caminho certo.

Evitar problemas relacionados à obesidade

Em um dos itens anteriores, mencionamos brevemente a obesidade e como ela pode ser evitada se aproveitar os benefícios do acompanhamento nutricional infantil, mas nem todos os pais conhecem os dados.

Descartando a escassez de acesso à alimentação correta por questões econômicas (um triste problema que faz parte da realidade brasileira), alguns dos motivos comuns são a falta de hábitos saudáveis ao comer ou praticar exercícios e o desconhecimento sobre o assunto.

O acompanhamento nutricional infantil provê ajuda em todas as frentes, especialmente com relação a informações corretas sobre comidas e hábitos saudáveis. Ao modificar a dieta da criança e incentivar atividades físicas, os benefícios são observados em todos os espaços.

Incentivar bons hábitos para a vida adulta

Até aqui mencionamos os aspectos positivos dos benefícios do acompanhamento nutricional infantil durante as primeiras fases da vida, mas não devemos ignorar o papel posterior.

Uma criança que teve acompanhamento profissional adequado na infância terá melhores hábitos futuros.

A própria busca por especialistas da nutrição acaba sendo algo levado para a vida adulta, o que é muito benéfico. Além disso, deve-se desassociar ambientes relacionados à saúde de situações desagradáveis, o que acontece quando um pequeno conhece profissionais da área.

Como incentivar a criança?

E, claro, levar seus pequenos ao médico não é a única coisa que pode fazer para cuidar de sua saúde. Você também pode:

  • incentivar as refeições em família, longe da TV;
  • montar lancheiras equilibradas e saudáveis, com lanches naturais e frutas;
  • fazer sobremesas criativas e bonitas, com frutas;
  • brincar com seus filhos, incentivando a prática de atividades físicas.

Acima de tudo, é indispensável que, ao aproveitar os benefícios do acompanhamento nutricional infantil, você crie uma jornada familiar e jamais individual. Quando adultos mudam seus hábitos, as coisas ficam mais fáceis para os pequenos.

Aos poucos e todos os dias, uma rotina alimentar saudável fica mais fácil e para isso você pode contar com muitos produtos e receitas da Seven Boys!

A Seven Boys foi fundada em 1950, em São Paulo. Pois é….temos uma looonga história!