personagem
Dente de leite mole? Dicas para lidar com a troca da dentição

Notíciasnov, 21 - 2018

Dente de leite mole? Dicas para lidar com a troca da dentição

Chegou a hora da troca de dentição dos pequenos. E agora? Além de toda a fantasia que envolve a Fada dos Dentes e as cartinhas carinhosas a ela, esta fase também requer muita atenção.

Geralmente, essa troca ocorre entre os cinco e sete anos de idade e faz parte de um momento muito importante no crescimento das crianças.

Confira algumas dicas para que a criança viva esta transição da dentição da melhor maneira.

Higiene Bucal

O dente mole pode incomodar a criança na hora de falar, comer e, principalmente, escovar os dentes. Apesar disso, é importante que o adulto supervisione a higiene bucal para evitar que um descuido na higiene provoque inflamações, sangramentos na gengiva e cáries.

Lado Lúdico

Os pequenos possuem uma imaginação fértil, portanto só depende de você tornar esta passagem um momento inesquecível na infância. Estimule a criança a deixar o dente que caiu embaixo do travesseiro para, em troca, receber uma moeda. Dê mais realidade à visita da fada do dente espalhando um pouquinho de purpurina no quarto. Outra dica legal é deixar uma cartinha especial assinada pelos seres encantados.

Dentista

Poucas pessoas sabem, mas forçar a queda do dente pode ser perigoso. O ideal é que ele caiu sozinho durante a escovação ou alimentação, ou com a ajuda de um profissional capacitado. O acompanhamento regular com um dentista ajuda também a esclarecer muitas dúvidas como, por exemplo, os cuidados que a dentição permanente requer.

Por Thamyê Bloes