personagem
Entenda a importância da amizade para o desenvolvimento infantil

Notíciasjul, 30 - 2021

Entenda a importância da amizade para o desenvolvimento infantil

Hoje é Dia Internacional da Amizade e nada melhor do que destacar como elas são fundamentais na vida de qualquer pessoa, principalmente das crianças, já que parte desses vínculos são construídos durante a infância. É nessa fase que começamos a formar nosso grupo de amigos, que traz muitos benefícios ao desenvolvimento infantil. Por isso, você pode – e deve! – incentivar a sua criança a fazer amizades. 

Muito além do entretenimento

A importância da amizade não está apenas na diversão – o que por si só já é ótimo para o crescimento e desenvolvimento da criança – mas também é capaz de oferecer estruturas sólidas para que ela fortaleça sua própria identidade. Estar em contato com outras crianças da mesma idade é o grande passo para o seu filho desenvolver habilidades interpessoais, aprendendo coletivamente, afinal, é o primeiro contato com o “diferente”, ou seja, alguém que tem criação e valores diferentes dos quais ele foi apresentado pela família. Logo, seu pequeno será estimulado a exercitar a empatia.

Além disso, ter amigos na infância é também uma oportunidade de desenvolver a estabilidade emocional, uma vez que a relação com outra criança ensina o seu filho a lidar com conflitos, problemas e emoções, tanto as dele, quanto às do seu amigo. Nestes conflitos de amizade,  a criança também aprende a dividir seus brinquedos e a negociar e a chegar em um consenso sobre uma brincadeira, por exemplo.

O que é amizade para uma criança?

Quando pensamos em amigos, logo vêm à nossa cabeça aquelas pessoas que confidenciamos segredos, fazemos desabafos ou dividimos momentos íntimos. No entanto, a amizade para a criança tem outro significado: são os coleguinhas que ela pode contar para brincar junto ou fazer alguma atividade.

Portanto, a escola é o lugar onde o seu pequeno vai ter o primeiro contato fora do núcleo familiar, encontrando amigos para brincar e desenvolver atividades em conjunto. Não à toa, é na fase escolar que, geralmente, os pequenos conquistam os primeiros amigos.

Estimulando seu filho e criar amizades

Apesar da amizade ser um processo natural na vida e para o desenvolvimento da criança, você pode dar uma forcinha para que esse movimento aconteça mais rapidamente, veja:

Arrume oportunidades para que ele possa brincar com os coleguinhas

Incentivando-o a convidá-los à sua casa. Prepare lanchinhos e monte uma mesa para o café da tarde com Bisnaguinhas, Adoletas, sanduíches com Pão de Manteiga. Eles vão amar!

Ouça seu pequeno com atenção 

E dê a devida importância às suas chateações. Fazer amizade é um processo lento que pode gerar conflitos. Por isso, quando ele se sente apoiado, tudo se torna mais fácil.

Dê exemplo! 

Afinal, crianças aprendem imitando as atitudes dos adultos que estão próximas a elas. Tenha uma vida social, com amizades saudáveis que sejam um espelho para a sua criança.