personagem
Qual é a importância da amizade para crianças? Conheça os benefícios

Notíciasjan, 31 - 2024

Qual é a importância da amizade para crianças? Conheça os benefícios

Fazer amigos é fundamental na vida de qualquer pessoa, não é mesmo? E é por isso que nesse texto explicaremos qual é a importância da amizade para crianças, já que parte desses vínculos são construídos durante a infância.

É nessa fase que começamos a formar nosso grupo de amigos, que traz muitos benefícios ao desenvolvimento infantil. Por isso, você pode – e deve! – incentivar seus filhos a fazer amizades.

Mas sabemos que nem sempre isso é fácil, pois depende da personalidade de cada um, assim como da rotina dos pais. Foi pensando nisso que selecionamos muitas dicas sobre esse tema, a fim de explicar como a atitude é crucial para os pequenos e fará toda a diferença para eles.

O que é amizade para uma criança?

Quando pensamos em amigos, logo vêm à nossa cabeça aquelas pessoas que confidenciamos segredos, fazemos desabafos ou dividimos momentos íntimos. No entanto, a amizade para a criança tem outro significado: são os coleguinhas que ela pode contar para brincar junto ou fazer alguma atividade.

Portanto, a escola é o lugar onde o seu pequeno vai ter o primeiro contato fora do núcleo familiar, encontrando colegas para brincar e desenvolver atividades em conjunto. Não à toa, é na fase escolar que, geralmente, eles conquistam os primeiros amigos.

Qual é a importância da amizade para crianças?

Essa relevância não está apenas na diversão – o que por si só já é ótimo para seu crescimento e desenvolvimento – mas também é capaz de oferecer estruturas sólidas para que a criança fortaleça sua própria identidade.

Adultos não costumam “racionalizar” sobre esses benefícios, o que também é verdade para as crianças. Apesar disso, é notável que essas relações próximas contribuem para o desenvolvimento emocional, algo impossível quando só existe o contato com a família.

Habilidades interpessoais

Ao explicar qual é a importância da amizade para crianças, precisamos falar sobre o contato com crianças da mesma idade, mas que tenham vivências distintas. Essa interação é o grande passo para o seu filho desenvolver habilidades interpessoais, aprendendo coletivamente.

Este é o primeiro contato com o “diferente”, ou seja, alguém que tem criação e valores diferentes dos quais ele foi apresentado pela família. Logo, seu pequeno será estimulado a exercitar a empatia.

Estabilidade emocional

Além disso, ter amigos na infância é também uma oportunidade de desenvolver a estabilidade emocional. A relação com outra criança ensina o seu filho a lidar com conflitos, problemas e emoções, tanto as dele, quanto às do seu amigo.

 

Nestes conflitos, a criança também aprende a dividir seus brinquedos, a negociar e a chegar em um consenso sobre uma brincadeira, por exemplo.

Desenvolvimento de muitas emoções diferentes

Para entender um pouco mais qual é a importância da amizade para crianças, elementos como autoestima, comunicação, resolução de conflitos, compartilhamento de experiências e apoio emocional são essenciais para que o pequeno se desenvolva de maneira saudável e aprenda a interagir com o que há fora de casa.

É interessante mencionar que a falta de interesse de crianças por amizades pode ter múltiplas origens, e nem sempre é motivo de preocupação. O mais importante é que exista o desejo por compreender o que se passa na cabeça do pequeno e como pode ajudá-lo na jornada.

Por que o ensino sobre as diferenças é essencial na infância?

Como mencionamos em outros parágrafos ao falar qual é a importância da amizade para crianças, sabemos que ela é uma das melhores formas do pequeno ter contato com outros que tenham vivências diferentes da sua.

Ao conhecer um coleguinha com uma característica diferente da sua, a curiosidade da criança é algo natural, o que deve ser guiado com respeito pelos adultos. Os pequenos repetem o que observam nos pais, de modo que essa atitude deve ser exercida por quem as ensina.

A diversidade cultural vem sendo algo cada vez mais incentivado nos espaços infantis, da escola até as opções de lazer. A amizade acaba sendo o caminho natural, quando a empatia leva ao encontro de características em comum e gostos compartilhados entre as crianças.

Existem diferenças nas relações de amizade de acordo com a idade da criança?

Um aspecto interessante e pouco mencionado sobre o tema é a forma como a idade influencia no seu desenvolvimento. Uma criança de três anos fará amizade de uma maneira distinta de uma com dez anos, algo que pode ser observado pelos pais.

Para entender um pouco mais qual é a importância da amizade para crianças, você deve pensar que não é incomum que os pequenos criem laços com outros um pouco mais velhos, o que não é um problema, mas merece atenção. Uma diferença muito discrepante pode fazer com que ela “pule” etapas indispensáveis ao seu desenvolvimento.

Tudo isso também varia de acordo com a idade, com as mais velhas dando maior valor aos amigos e até mesmo tendo um preferido. Essa é uma parte natural do crescimento emocional e que deve ser vista positivamente pelo responsável.

Devo estimular a criança a fazer amigos?

Apesar de entender qual é a importância da amizade para crianças e saber que isso é um processo natural na vida, você pode dar uma forcinha para que esse movimento aconteça mais rapidamente.

Cada um tem o seu tempo e a sua personalidade, de modo que não é indicado “forçar” que o pequeno faça amizade. Há os que podem ser mais tímidos também e você precisa respeitar isso.

Apesar disso, é possível incentivá-lo, partindo de reuniões ou eventos na escola em que os pais se conhecem e trocam informações e experiências.

É imprescindível que os pequenos saibam que os adultos responsáveis por elas também são seus amigos, mas que os de idade similar cumprem um propósito distinto e igualmente importante. É preciso baixar a guarda e não “competir” pela sua atenção.

Demonstre interesse pelas relações de amizade da criança e busque se conectar com os responsáveis pelo coleguinha que pode se tornar um amigo. Na prática, depois de entender qual é a importância da amizade para crianças, você pode seguir algumas dicas também.

Arrume oportunidades para que ele possa brincar com os coleguinhas

Incentive-o a convidá-los à sua casa. Prepare lanchinhos e monte uma mesa para o café da tarde com bisnaguinhas, adoletas, sanduíches com pão de manteiga. Eles vão amar!

Ouça a criança com atenção

E dê a devida importância às suas chateações. Fazer amizade é um processo lento que pode gerar conflitos. Por isso, quando ele se sente apoiado, tudo se torna mais fácil.

Dê exemplo!

Afinal, crianças aprendem imitando as atitudes dos adultos que estão próximas a elas. Tenha uma vida social, com amizades saudáveis que sejam um espelho para seu filho.

Quais são os cuidados que os pais precisam ter?

Tão crucial quanto saber qual é a importância da amizade para crianças é entender que esse processo faz parte das primeiras relações fora do núcleo familiar, o que pode ser uma perspectiva assustadora para os pais. É inevitável ter alguns receios, e isso não necessariamente é algo negativo. Deve-se evitar a superproteção, mas manter o cuidado.

Quando a criança demonstrar interesse em realizar alguma atividade com amigos, certifique-se de falar com outros responsáveis, troque contatos e pense em encontros coletivos. Quanto mais nova for, maior será o nível de supervisão por parte dos adultos.

Acima de tudo, crianças devem ser orientadas, a fim de que tomem as melhores decisões a respeito de suas amizades. A interferência precisa ser mínima, considerando que um dos maiores objetivos é a independência.

Após ver aqui os benefícios e entender qual é a importância da amizade para crianças, que tal promover um piquenique entre os colegas da escola? Incentive novas brincadeiras e recorde aquelas da sua infância. Seu filho vai adorar!

A Seven Boys foi fundada em 1950, em São Paulo. Pois é….temos uma looonga história!