personagem
Atividades para aproximar pais e filhos. Descubra o poder da família!

Notíciasjan, 31 - 2024

Atividades para aproximar pais e filhos. Descubra o poder da família!

O que é lazer para você? Neste texto, abordaremos um pouco mais sobre os benefícios que brincadeiras simples podem trazer quando feitas em família. E para ajudá-lo, daremos alguns exemplos de atividades para aproximar pais e filhos para soltar a imaginação. Vamos nessa?

Diferente do que muitas pessoas acreditam, o lazer não está relacionado apenas a atividades externas e grandes viagens. Ele é, basicamente, a dedicação de parte do seu tempo para a diversão, o desenvolvimento cognitivo ou o descanso, seja em família ou não. E é mais importante do que imagina!

A rotina agitada e o acúmulo de estresse levam, consequentemente, a uma série de problemas físicos e emocionais como:

  • fadiga;
  • cansaço;
  • indigestão;
  • insônia;
  • alterações de humor.

Tais sintomas são capazes de se manifestar em toda a família: dos pequenos aos mais velhos. O que exige uma atenção especial logo que os primeiros sinais aparecem.

Para livrar-se disso, uma das formas mais eficientes de tratamento está nas horas vagas com seus familiares, capazes de proporcionar bem-estar. Afinal, a família é sinônimo de apoio, crescimento conjunto, confiança, empatia e, claro, é parte fundamental no processo de construção de memórias.

Concorda com tudo isso? Então veja como vale a pena investir nesse tempo entre pais e filhos e confira bons exemplos de diversão!

Por que brincar com seu filho é importante?

Ao partilhar momentos, você permite o fortalecimento dos laços familiares, incentivando o espírito de equipe/grupo e o aumento da segurança entre os envolvidos. Isso colabora para a construção de bons diálogos e experiências de troca surpreendentes.

Ainda, nota-se melhora significativa no relacionamento do casal e no desenvolvimento das crianças, contribuindo para:

  • aumento da criatividade;
  • construção da consciência social e temporal;
  • aprendizado sobre si, outras pessoas e o mundo;
  • melhor relacionamento em grupo;
  • construção da cidadania e muito mais!

Portanto, as atividades para aproximar pais e filhos, jogos e conversas possuem grande potencial para instaurar uma boa convivência familiar.

Aposte, então, em coisas que sejam de interesse de todos: filmes, jogos, brincadeiras e receitas em família, por exemplo. E para te ajudar, demos algumas dicas abaixo!

8 atividades para aproximar pais e filhos

Já entendeu como os laços familiares ajudam muito no momento de lazer dos pequenos, certo? Veja como podem se divertir e colher todos esses benefícios juntos.

1 – Ajudar na lição de casa

A lição de casa faz parte da rotina de qualquer criança ou adolescente, de modo que ela se apresenta como a oportunidade perfeita para os pais compartilharem um momento especial com os filhos. E o melhor de tudo? Isso é feito durante o cumprimento de uma responsabilidade!

Ajudar na lição de casa é uma das atividades para aproximar pais e filhos tanto pelo compartilhamento do aprendizado, quanto pelo auxílio com uma tarefa que, às vezes, parece chata ou difícil para a criança.

É claro que os pais não devem fazer as lições pelos filhos, mas um empurrãozinho faz toda a diferença.

2 – Assistir filmes, séries ou vídeos no YouTube

Essa é talvez uma das atividades para aproximar pais e filhos mais simples de ser realizada, especialmente se levarmos em conta os interesses dos pequenos.

O mais comum é que as mídias assistidas sejam desenhos, mas isso não precisa ser sempre o caso, desde que atente à classificação.

Além de se tratar de uma atividade tranquila e que não requer grandes esforços ou dinheiro, ainda é possível estendê-la com conversas posteriores. Discutir sobre personagens favoritos e sobre a história, por exemplo, incentiva o pensamento crítico e estimula a criatividade.

3 – Praticar uma atividade física

Existe algo melhor do que o entretenimento que também faz bem para a saúde? Os exercícios físicos estão entre as atividades para aproximar pais e filhos extremamente importantes para as crianças, mas também deve ter um espaço na rotina dos adultos, o que a transforma em uma oportunidade de se divertir.

Procure por um esporte que o pequeno goste, a fim de que o interesse seja genuíno. Atividades esportivas como futebol, basquete, dança e ciclismo, por exemplo, são muito recomendadas.

O mais importante é que dedique um tempinho exclusivo para os esportes.

4 – Cozinhar

O interesse pela cozinha é um dos mais comuns entre as crianças, o que é facilmente explicado pela observação da rotina da casa. Ao ver o pai ou a mãe fazendo uma comida, o pequeno pode ficar curioso sobre os processos e até se oferecer para ajudar nesta tarefa.

Esse interesse deve ser incentivado com as atividades para aproximar pais e filhos. O ato de comer juntos por si só já é extremamente valioso, mas as coisas ficam ainda melhores quando o alimento compartilhado foi feito com o auxílio de todas as partes.

5 – Compartilhar histórias

Contar histórias para crianças antes de dormir é muito comum, mas a atividade pode ser expandida. Elas gostam de ouvir narrativas, mas apreciam igualmente falar. Ao invés de somente narrar uma história, ofereça a oportunidade para ouvir algo do pequeno.

Isso sem falar que a atividade não precisa ser exclusiva do horário de dormir, sendo uma brincadeira interessante também para o dia.

A aproximação vem de mãos dadas com o estímulo à criatividade e à socialização, habilidades que influenciam a autoestima da criança.

6 – Jogar videogame ou jogos de tabuleiro

Depois dos filmes e das séries, os videogames são a mídia audiovisual mais fácil de ser utilizada como atividades para aproximar pais e filhos. A ideia é especialmente válida quando falamos sobre títulos cooperativos, onde todos precisam contribuir para alcançar um objetivo.

A alternativa analógica, para os menos inclinados às mídias eletrônicas, são os jogos de tabuleiro. A única coisa da qual precisa se certificar é da classificação indicativa, já que nem todos os títulos são indicados (ou mesmo compreensíveis) para crianças e adolescentes.

7 – Realizar atividades artísticas

Crianças e adolescentes são naturalmente atraídos pelas artes, da mesma maneira que os adultos. Não somente em consumi-la, mas também em produzi-la!

E aqui estamos falando de coisas simples, como um desenho ou um pequeno texto, algo que seja acessível. Pais podem colocar essa ideia em prática a partir da pintura de quadros em dupla ou na criação de uma coreografia para uma música que gostem.

A aproximação surge aliada ao entretenimento e ao incentivo à criatividade infantil, dois grandes pilares para o crescimento.

8 – Ir a um lugar novo

Existem poucos prazeres tão marcantes quanto apresentar algo novo para o filho. Seja o cinema, teatro ou parque, levar os pequenos a um ambiente diferente é sempre uma oportunidade para aproximar, ao mesmo tempo em que o introduz a um espaço fora de casa.

A ideia pode, inclusive, vir aliada do aprendizado ou associada com algumas das dicas anteriores. Um zoológico, por exemplo, pode fornecer informações sobre animais; enquanto um filme traz a chance de conversar sobre o que foi assistido e enriquecer a comunicação.

E para deixar cada momento – ainda mais – marcante entre as atividades para aproximar pais e filhos, escolha uma delícia da Seven Boys e sinta o gostinho de família reunida!

A Seven Boys foi fundada em 1950, em São Paulo. Pois é….temos uma looonga história!