personagem
Como lidar com ciúmes de irmão mais velho? Veja como superar este problema

Notíciasout, 28 - 2023

Como lidar com ciúmes de irmão mais velho? Veja como superar este problema

A chegada do segundo filho é sempre um momento de muita alegria para os pais. E é justamente nesta fase em que a família toda se volta para os cuidados que um recém-nascido exige, que mora o perigo. É normal que o primogênito, até então único, sinta-se triste e rejeitado por ter perdido o seu reinado.

Como tornar este momento menos traumático? Veja abaixo dicas que vão te ajudar a saber como lidar com ciúmes de irmão mais velho.

Para começar, você pode tentar criar regras para inserir a criança maior em algumas atividades que sejam para o bebê. Por exemplo, peça ao irmão mais velho para dar comida na boca, pegar uma fralda, escolher com qual roupa sair. Desta forma, ele vai se sentir valorizado e o laço de família será maior ainda.

Tente deixar este momento acontecer da forma mais natural. Ah! Todas as tarefas devem ser supervisionadas por um adulto.

Um relacionamento transparente com a criança é mais um jeito de como lidar com ciúmes. Explique para ele que, após o nascimento do irmão (ou irmã) a rotina da família pode mudar e atenção vai se dividir, deixando entendido que ele também terá as necessidades supridas.

É essencial que você não se culpe caso não esteja sendo fácil lidar com isso. Não pense que isso só está acontecendo você. Muitas pessoas passam pelas mesmas dificuldades, porém, guardam para si. O mais importante é sempre manter a conversa e o amor entre todos os filhos.

Para te ajudar, separamos mais algumas dicas que são úteis nessa fase de adaptação familiar. Veja o texto até o final!

Leia também: Filmes para ver com toda a família

Aprenda como lidar com ciúmes de irmão mais velho

Já demos algumas sugestões básicas de como deixar essa mudança familiar um pouco mais tranquila, mas separamos boas dicas que vão te ajudar ainda mais. Inspire-se!

Explique que o amor é igual para os dois

Mostre ao filho mais velho o quanto ele é importante, dando a notícia da chegada do novo irmão assim que a gravidez for descoberta. Faça com que ele participe dos preparativos durante a gestação e permita que ajude na escolha das cores do quarto, o tema, brinquedos, roupinhas, etc.

Nesta dica de como lidar com ciúmes de irmão mais velho, é possível atuar desde o começo. Contudo, reforce sempre a ideia de que o novo membro da família será uma companhia, como um amigo inseparável.

É legal deixar o seu filho mais velho seguro com essa transição. Por isso, é interessante explicar que o amor só irá crescer e que você amará os dois da mesma forma. Comente também que o irmão o amará.

Aproveite para mostrar exemplos de amigos dele que tenham irmãos, por exemplo, para explicar sobre este amor de um pelo outro.

Não podemos esquecer que o mais velho é criança

Às vezes, a rotina com a chegada do bebê é tanta que acabamos esquecendo que o filho mais velho também é uma criança. Alguns comportamentos infantis que podem acontecer, neste momento, são uma forma de chamar a atenção dos pais.

Por este motivo, ao aprender como lidar com ciúmes de irmão mais velho, lembre-se que ele ainda não sabe demonstrar muito seus sentimentos. Tente sempre manter o diálogo e seguir a dica anterior, frisando a todo o momento o amor igual que sente por ambos.

Fique de olho nas brigas entre eles

Os pequenos não conseguem disfarçar os seus sentimentos e, por este motivo, é fácil fazer a identificação de quando eles estão em lados diferentes. Trabalhe constantemente a valorização deles.

Muitas vezes, as brigas acontecem para chamar a atenção dos pais, principalmente, quando a “implicância” parte do mais velho. Afinal de contas, ele era o mais importante da casa e, agora, tem tudo dividido. É uma situação não muito fácil, não é mesmo?

Então a dica aqui sobre como lidar com ciúmes de irmão mais velho é sempre reforçar o seu amor pelos dois. Deixe o primogênito seguro de que ele é importante para você. Mas não se desespere. Tudo vai se resolver.

A sabedoria, principalmente, quando o mais velho estiver nervoso é essencial para que ele se acalme. Nesse caso, vale a pena investir em algumas atividades de relaxamento corporal com o seu filho, pois ele vai interagir e conseguir controlar melhor seus sentimentos.

Divisão de brinquedos

Mais um ponto que pode causar bastante ciúmes são os brinquedos. Tudo era só dele e agora é necessário dividir com outra criança.

Ao ler sobre como lidar com ciúmes de irmão mais velho, ensine, aos poucos, a importância de repartir, por exemplo. Não force nada e estabeleça regras.

É essencial aprender a dividir, mas o filho mais novo também precisa ter as suas coisas e dividi-las com o mais velho. Crie atividades em que eles trabalhem em equipe. Isso pode ajudar neste desafio.

Cada criança tem o seu jeito

Não é só porque são filhos do mesmo pai e da mesma mãe que são iguais, concorda? Por esta razão, devemos mostrar ao irmão mais velho que, de repente, o mais novo não vai gostar de alguns tipos de brincadeiras ou até mesmo não terá o mesmo gosto de roupa que ele.

Nesta hora, uma alternativa de como lidar com ciúmes de irmão mais velho é não deixar que as comparações aconteçam porque isso pode causar ainda mais problemas.

Solicite a ajuda de familiares e pessoas próximas

A presença de avós, tios e tias ou pessoas que são importantes também vão ajudar para que a criança aprenda como lidar com ciúmes. Afinal de contas, não são só os pais que ela vai precisar dividir com o seu irmão mais novo.

Peça para que conversem com o pequeno de que o amor que eles sentem por ele não vai mudar.

Se o filho maior já frequenta a escola, converse com a professora. É comum a criança apresentar involuntariamente um comportamento mais agressivo e nem querer ouvir falar no assunto.

Para chamar a atenção dos pais, o mais velho pode voltar a usar a chupeta e até mesmo parar de falar, portanto não se assuste. É uma fase e vai passar!

Tenha um tempo só para o filho mais velho

Esta é a nossa última dica de como lidar com ciúmes de irmão mais velho: mesmo com a rotina atribulada, procure proporcionar ao primogênito momentos em que ele se sinta único novamente. Isso ajuda a melhorar sua aceitação e a autoestima, que fica um pouco abalada.

Aos poucos, ele mesmo vai se sentir incompleto sem ter o irmãozinho por perto e vai exigir sua presença.  A interação entre os dois é sempre algo muito saudável e deve ser estimulada, independente da diferença de idade entre eles.

E então, preparado para enfrentar essa fase depois dessas dicas? Afinal, é amor em dobro agora, não é?!

A Seven Boys foi fundada em 1950, em São Paulo. Pois é….temos uma looonga história!