personagem
Obesidade infantil: como evitar?

Notíciasset, 18 - 2020

Obesidade infantil: como evitar?

A obesidade é, atualmente, uma das doenças mais preocupantes para especialistas. Atingindo pessoas de todas as idades ao redor do mundo, precisa ser tratada com atenção e, se possível, de forma preventiva. Por isso, continue a leitura e conheça formas de prevenir a obesidade desde a primeira infância! 

Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 20% da população brasileira enquadra-se na descrição de paciente obeso, ao mesmo tempo que 55,7% estão com sobrepeso. Enquanto isso, a Organização Mundial da Saúde estima que até 2025 existam 75 milhões de crianças obesas. Preocupante, não? 

Essa doença crônica, quando vivida por muito tempo, pode influenciar no aparecimento de problemas ortopédicos, doenças cardiovasculares, diabetes e outras enfermidades. 

  É claro que existem diferentes respostas para isso, variando entre fatores genéticos, emocionais, questões ambientais, qualidade do sono e muito mais. Porém, mesmo sendo uma condição bastante comum e com ampla possibilidade de desenvolvimento, há como evitá-la. Veja algumas delas a seguir: 

  1. Prive o consumo de alimentos industrializados: comidas congeladas, processadas e com excesso de corante, por exemplo,  precisam ser evitadas por, pelo menos, os dois primeiros anos de vida das crianças. 
  2. Não incentive o consumo de açúcar: refrigerantes e outros doces podem influenciar no crescimento de tecido adiposo e, ainda, no aparecimento de de diabetes. Portanto, recorra à alimentos com açúcar natural, como as frutas. 
  3. Promova a prática de atividades físicas: do esconde-esconde ao judô/balé, esportes e brincadeiras são fundamentais para o desenvolvimento social e cuidados com o organismo. Por isso, sempre é tempo de uma boa brincadeira em família!

Essas e outras alternativas são bastante eficazes nesse tratamento. Cuide de suas crianças!

Por Carolina Oquendo

A Seven Boys foi fundada em 1950, em São Paulo. Pois é….temos uma looonga história!