personagem
Descubra como evitar a obesidade infantil

Notíciasfev, 06 - 2019

Descubra como evitar a obesidade infantil

A Organização Mundial de Saúde estima que 41 milhões de crianças menores de 5 anos estejam em situação de obesidade ou acima do peso. O problema surge quando os pequenos estão muito acima das medidas indicadas para a idade e altura.

A obesidade na infância é confirmada quando o peso está acima de 15% do ideal. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) afirma que quatro a cada cinco crianças obesas continuarão desta forma quando adultas, colaborando para o risco de doenças crônicas.

A obesidade infantil é um problema crescente e preocupante no mundo inteiro. Por isso, é importante adotar hábitos saudáveis e medidas preventivas desde cedo, para que a criança desenvolva esses costumes de maneira natural.

Essa condição preocupa cada vez mais os pais, mas com alguns hábitos incorporados na rotina, você pode evitar a obesidade infantil e garantir uma vida mais saudável para o seu pequeno.

Neste artigo, você vai saber como evitar a obesidade infantil. Leia com atenção!

Cuidados com a alimentação

A alimentação é um fator definitivo na condição de obesidade infantil. Além de predisposição genética, os costumes alimentares da criança influenciam bastante. Portanto, aposte em alimentos naturais como cereais, legumes, verduras e frutas no dia a dia.

É importante dar o exemplo em casa para que a criança entenda que alimentação balanceada é natural e contribui para fortalecer o seu sistema imunológico e colabora para o seu crescimento saudável.

Na busca por dicas de como evitar a obesidade infantil, evite comidas com alto teor de gordura e açúcares. Sempre que possível, escolha produtos feitos com farinha integral, evitando os refinados.

Você pode procurar nutricionistas especializados em alimentação infantil para gerar a melhor dieta para o seu pequeno.

Manter uma rotina de alimentação pode ser desafiador, ainda mais para uma criança, mas é um grande caminho para evitar a obesidade infantil. Você também pode se programar, preparando com antecedência as refeições dentro e fora de casa.

Incentive a prática de atividade física

Como evitar a obesidade infantil? Fazer exercícios regularmente pode ajudar a desenvolver vários aspectos psicológicos e cognitivos como comunicação e trabalho em equipe, além de colaborar com a manutenção do físico saudável.

Crianças, geralmente, têm interesses em esportes quando incentivadas, e há uma variedade enorme de atividades que podem ser feitas como a dança, a corrida, a natação…

A prática de esporte é um ótimo caminho para evitar a obesidade infantil, e ela pode ser feita até em família.

Não necessariamente precisa ser um esporte, o sedentarismo e obesidade na infância também podem ser combatidos com brincadeiras e atividades como andar de bicicleta, jogar bola e até a realização de uma trilha.

Melhore a qualidade do sono

Assim como alimentação e exercício, o sono é um fator de grande importância e está entre as dicas de como evitar a obesidade infantil. Quando desregulado, ele afeta o apetite, o humor e a saúde. Portanto, tenha certeza que seu filho durma, ao menos, nove horas por dia.

Leite materno

Você sabia que a amamentação ajuda a evitar o desenvolvimento de várias condições, entre elas, a obesidade infantil? Até o sexto mês de vida, o leite materno deve ser a única fonte de alimentação do seu filho.

Após esse período, você pode incorporar alimentos naturais na dieta do bebê, como frutas e legumes.

Emocional

Condições emocionais afetam a obesidade em todas as épocas da vida. Crianças que sofrem com estresse ou ansiedade podem recorrer à comida para lidar com esses sentimentos e desenvolver hábitos alimentares inadequados.

Ao aprender ações sobre como evitar a obesidade infantil, você colabora com a autoestima do seu filho, evitando o surgimento de problemas emocionais, o ciclo vicioso e uma relação errada com alimentos.

Por isso, é fundamental estar atento ao emocional da sua criança e buscar maneiras saudáveis de lidar com os sentimentos, buscando ajuda profissional se necessário.

Uma boa forma de evitar a obesidade infantil é ser o exemplo

Além de ensinar, é essencial que você demonstre exemplo. É assim que a criança vai assimilar bons hábitos e costumes. Alimente-se com pratos atrativos e coloridos na frente dos seus filhos e evite ficar muito tempo em telas, afinal, eles vão fazer o que virem você fazendo.

Por isso, é importante criar esse ambiente saudável em casa, com horários regulares de refeições, atividades físicas e sono, com o exemplo dos pais servindo como guia para hábitos saudáveis.

Ao aplicar estas dicas de como evitar a obesidade infantil, você vai garantir uma vida mais saudável não só para o seu pequeno, mas também para toda a família.

Agora que você já leu nosso artigo, é hora de criar uma rotina com esses hábitos para a sua família. Não esqueça de consultar os médicos regularmente sobre a saúde dos seus filhos.

A Seven Boys foi fundada em 1950, em São Paulo. Pois é….temos uma looonga história!