personagem
Qual é a importância da fantasia na infância? Veja como incentivá-la!

Notíciasjan, 31 - 2024

Qual é a importância da fantasia na infância? Veja como incentivá-la!

Uns vêem como ilusão. Outros, como um incentivo a construção da personalidade e da sociabilidade do ser humano. Então, hoje, falaremos um pouco sobre qual é a importância da fantasia na infância. Vamos nessa?

As crianças passam por um processo de identificação pessoal no mundo e, neste período, também levam tempo para diferenciar o mundo real do irreal, período conhecido como a “fase de experimentação” (que vai até, aproximadamente, os 3 anos de idade).

Porém, levá-las a compreensão da diferença entre esses dois “universos” e, ainda assim, incentivar sua criatividade através de histórias e lendas famosas (como a do Papai Noel e Coelhinho da Páscoa) é fundamental ao longo de toda a sua evolução e reconhecimento pessoal e social.

Sendo assim, vamos abordar melhor esse tema tão importante para os pais. Leia até o final e tire suas dúvidas!

Entenda qual é a importância da fantasia na infância

A verdade é que a união entre a criatividade e atividades lúdicas colaboram para o desenvolvimento de diferentes habilidades.

Dentre elas: a atenção, a memorização, a solução de problemas, o senso de solidariedade, o raciocínio, a interação social (por meio de brincadeiras e, até mesmo, os “amigos imaginários”) e a comunicação (com a contação de histórias, por exemplo).

Quem um dia imaginou que uma lenda sobre um velhinho, de roupas de frio, que entrega presentes para as crianças, seria tão importante?

Pois bem, lendas como essa, assim como atividades em família, são comprovadamente benéficas e agregadoras na formação dos pequenos, o que ajuda a mostrar qual é a importância da fantasia na infância.

Existem pais que sentem medo em relação a isso, pensando que o incentivo à crenças em Fada do Dente, por exemplo, poderá gerar uma grande desilusão ao contar a verdade para os filhos, se tornando um episódio negativo. Mas o ideal é permitir que tais situações sejam percebidas pela própria criança no decorrer da vida.

Como incentivar a fantasia em crianças?

Infância e fantasia estão diretamente relacionadas com a imaginação e, como tal, pode ser incentivada por meio de recursos lúdicos, como brincadeiras e histórias. As atividades podem utilizar livros, videogames, músicas, fantoches, brinquedos ou simplesmente o diálogo com a criança.

É crucial entender qual é a importância da fantasia na infância e também lembrar que a criança deve ter um papel ativo nos exercícios, não se limitando a apenas ouvir. Permitir que os pequenos criem suas próprias histórias e tenham uma plateia formada por aqueles que amam ajuda também a desenvolver a boa autoestima.

A arte tem uma estreita relação aqui, seja consumindo ou produzindo. É imprescindível que os responsáveis se atentem para a idade das crianças em relação ao material ao qual são introduzidas. Quando existe essa preocupação, os pequenos só têm a se beneficiar!

Quais os benefícios de incentivar a fantasia na infância?

Após entender melhor como é importante esse incentivo (e como fazer isso na prática), vamos falar um pouco mais sobre como tal prática pode ser benéfica aos pequenos.

Senso de solidariedade

Alguns estudos afirmam que a empatia é uma habilidade que começa a ser desenvolvido próximo aos 4 anos de idade, quando a criança passa a relacionar seus sentimentos com os de outros. Isso vem associado à solidariedade, algo identificável na fantasia.

Solução de problemas

Esse é um benefício da fantasia ativa, onde um adulto propõe um exercício de pensamento e sugere que o pequeno pense em alternativas.

Não é incomum que, ao ouvir histórias, as crianças possam sugerir atitudes para que os personagens fictícios saiam de problemas, mostrando mais uma vez qual é a importância da fantasia na infância

Comunicação

Assim como a solução de problemas, a comunicação parte da fantasia ativa, quando o poder de narrar histórias e interagir é entregue nas mãos das crianças. O mesmo vale para o ato de ouvir de maneira atenta, o que ajuda para que os pequenos se conectem com coleguinhas.

Raciocínio

Embora sejam constantemente apresentados como coisas opostas, o raciocínio e a imaginação são duas faces da mesma moeda, o que explica o primeiro item ser um benefício do segundo.

Quando pensamos qual é a importância da fantasia na infância, devemos lembrar que os problemas fictícios ajudam crianças a compreender situações da vida real.

Memorização

Se você é o responsável por uma criança, com certeza existe aquela história ou vídeo com o qual o pequeno é apaixonado e aí podemos exemplificar o papel da fantasia na infância.

Ao interagir com essas mídias, ele aprende a memorizar conceitos (geralmente educativos), o que acaba sendo essencial durante a vida na escola.

Interação social

Esse item mostra qual é a importância da fantasia na infância e pode ser observado em dois momentos: a partir de brincadeiras lúdicas com coleguinhas e familiares ou em exercícios solo, como a criação de amigos imaginários. As duas situações trazem impactos positivos.

Atenção

Uma característica comum a boa parte das crianças é a inquietação e a dificuldade de manter o foco em um único assunto. A fantasia facilita esse tipo de exercício, já que trabalha com conceitos e ideias que agradam aos pequenos, tornando-os interessados em uma atividade.

Existem malefícios em incentivar a fantasia?

Diante do papel da fantasia na infância, pode surgir uma preocupação: existem pontos negativos ao incentivar que a criança imagine ou acredite em cenários que não existem? A resposta é categoricamente “não”, mas vale explicarmos os motivos disto a fundo.

Aprender as diferenças entre a fantasia e a realidade faz parte do desenvolvimento humano, especialmente na infância. Os responsáveis não estão ativamente “enganando” o pequeno, mas abrindo portas para que ele imagine cenários que tornam o momento mais leve.

O único elemento que merece atenção quando falamos qual é a importância da fantasia na infância surge quando crianças começam a se questionar sobre figuras como o Papai Noel e a Fada do Dente. O ideal é deixar que a curiosidade deles guiem as respostas, sem impor a realidade antes do tempo ou tratar a dúvida com desonestidade.

Assim como outros elementos, infância e fantasia devem andar juntas porque ela é responsável por parte significativa do desenvolvimento de habilidades socioemocionais que serão importantes durante toda a vida. Como tal, não deve ser menosprezada, pedindo reforços constantes e aberturas criativas.

Portanto, reserve um tempo para ficar off com a família! Coloque a criatividade para funcionar, desenvolva histórias, faça o Coelhinho da Páscoa ser real e cuide – da melhor maneira – dos seus pequenos.

A Seven Boys foi fundada em 1950, em São Paulo. Pois é….temos uma looonga história!