personagem
Semana Mundial do Meio Ambiente: veja dicas para reutilizar materiais recicláveis

Notíciasjun, 04 - 2021

Semana Mundial do Meio Ambiente: veja dicas para reutilizar materiais recicláveis

Além de garantir um momento de diversão em família, você ajudará o planeta reduzindo a quantidade de lixo

Dia 05 de junho comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente e o Dia Nacional da Reciclagem. Por isso, durante toda a semana, as discussões sobre a preservação do planeta ficam ainda mais em alta, fazendo com que voltemos nossos olhos para as possíveis soluções, tanto em relação às grandes ações quanto aos pequenos hábitos do nosso dia a dia.

Pensando nisso, separamos aqui três dicas para você que quer começar a reciclar e, melhor ainda, reutilizar materiais que geralmente descartamos e podem ser reaproveitados dentro de casa. Além de fazer bem ao planeta, você ensina os pequenos um hábito para a vida toda.

Artesanato com Garrafas Pet 

Sabe aquelas garrafas plásticas que envasam refrigerante? Elas são grandes vilãs do meio ambiente, já que poluem rios e demoram muitos anos para se decomporem. Em vez de jogá-las no lixo comum, que tal aproveitar para transformá-las em algo útil para sua casa? Elas são tão versáteis que você pode usá-las para fazer vasos, pufs, porta canetas e até cofrinhos para guardar as moedas que você junta. Você contribuirá com o planeta e ainda poderá juntar os pequenos para fazer uma atividade ao lado deles.

Vasinhos com garrafas e recipientes de vidro

Se você tem aí na sua casa garrafas e potes de vidro, nada de jogar no lixo, hein? Você pode usar as garrafas como vasos, pintando-as por dentro com uma seringa para colocar a tinta dentro dela. Depois, gire-a para deixar a pintura homogênea e, em seguida, deixe a garrafa de ponta cabeça para o excesso de tinta escorrer e secar. Assim, você terá vasinhos lindos e modernos para contribuir com a decoração da sua casa.

Em relação aos potinhos de vidro, além de servir pra guardar alimentos ou objetos pequenos, podem se transformar em lindas luminárias para decorar a sua casa. É só colocar uma vela dentro e caprichar na decoração em volta: você pode usar barbantes e fitas para deixa-

Móveis modernos com caixotes de feira 

Se tem um material que é versatilidade pura são os caixotes de madeira. Se lixados e bem cuidados, podem virar móveis lindíssimos para a sua casa, sem muitas dificuldades. Você pode transformá-las em estantes, sofás e até nichos de parede. Sabe o melhor? Dá pra fazer com as crianças e é uma atividade bem divertida para vocês curtirem juntos. 

 

Dica extra: se não puder reaproveitar alguma embalagem, não tem problema! O importante é não a descartar juntamente com o lixo orgânico, ou seja, os restos de alimentos. Você pode separar as embalagens plásticas, de vidro ou de qualquer outro material em um canto da sua casa e entregá-las para quem recicla. Em muitas cidades, há ecopontos – lugares de entrega voluntária para coletar itens que não são mais utilizados, não apenas materiais recicláveis, mas também eletrodomésticos e outros objetos – que recolhem esses recicláveis que você tem aí guardadinhos. 

Você viu que não tem desculpa pra não cuidar do planeta, né? Então bora tomar novas atitudes e ensinar os pequenos esses hábitos!

A Seven Boys foi fundada em 1950, em São Paulo. Pois é….temos uma looonga história!