personagem
Dança de criança: 6 tipos que vale a pena conhecer

Notíciasjun, 05 - 2019

Dança de criança: 6 tipos que vale a pena conhecer

Não é segredo que a infância é o período de maior desenvolvimento de um indivíduo, portanto é importante estimular no limite certo este progresso. Pensando nisso, incluir a dança de criança como atividade na rotina pode ser muito benéfico para os pequenos.

De acordo com um estudo realizado por James Sallis, investigador em Medicina Preventiva e Familiar da Universidade da Califórnia, o hip hop é o estilo de dança que mais corresponde à recomendação diária de exercício físico “moderado a vigoroso” para crianças dos 5 aos 10 anos, seguido por jazz e sapateado.

Conheça um pouco mais sobre os benefícios de cada um deles e outros que são importantes nessa faixa etária.

Veja os tipos dança de criança

Embora o estudo tenha como base estilos que não fazem parte da cultura brasileira, as músicas podem ser facilmente integradas à rotina das crianças. Entenda como eles podem trazer benefícios para os pequenos.

1 – Hip Hop

Aulas de Hip Hop são excelentes como opção de dança de criança para as mais agitadas e cheias de energia.

Normalmente, muito divertido, emocionante e energético, o ritmo incide sobre um dos estilos de dança mais populares atualmente no Brasil. Além disso, segundo a pesquisa, cerca de 57% do tempo das aulas é dedicado ao exercício físico moderado a vigoroso.

É esperado que no decorrer das aulas os pequenos aprendam as bases fundamentais do Hip Hop, incluindo isolamentos básicos, precisão, qualidade de interpretação e coreografia. O resultado de tudo isso, segundo o estudo, são pessoas com saúde mental e física mais desenvolvidas.

2 – Jazz

Em segundo lugar, entre os ritmos de dança de criança, mais recomendado para aquelas entre 5 e 10 anos está o jazz.

Os benefícios são múltiplos, entre eles: auxilia no desenvolvimento motor, melhora a criatividade e a expressão de sentimentos, proporciona um maior convívio social e bem-estar.

Conforme o especialista, a aula traz uma sensação de liberdade para as crianças, pois desenvolve a imaginação, a criatividade e o autoconhecimento.

A técnica do jazz trabalha de forma lúdica, prazerosa e estimula a autoestima dos pequenos. As crianças desenvolvem a musicalidade, a coordenação motora, a noção de espaço e autoconfiança.

3 – Sapateado

Muito indicado e praticado pelos pequenos, o sapateado é uma excelente fonte para queimar gordura. Uma única aula chega a eliminar 450 calorias, dependendo da intensidade e do tempo de duração.

Além disso, a dança de criança estimula a coordenação motora, já que os passos do sapateado são complexos para acompanhar.

4 – Balé

Introduzir a dança para criança traz diversos benefícios para a vida dos pequenos. Uma das opções é balé, que pode ser feito tanto por meninas quanto por meninos. Esta é uma das mais escolhidas entres os pais.

Mesmo que exista uma tendência de ser um dos tipos de dança infantil para as meninas, há sete movimentos que os bailarinos devem saber. São eles: deslizar, girar, elevar, estirar, saltar, lançar-se e dobrar, ajudando na exercitação de todas as funções do corpo.

Esta dança de criança ajuda no equilíbrio, coordenação motora, noção de espaço e na flexibilidade. Outro ponto positivo é que, como tem passos que são difíceis, o balé pode estimular a perseverança e a disciplina, já que será necessário de muito aprimoramento da técnica para conseguir executá-los perfeitamente.

Mais um item que deixa o balé uma das opções de tipos de dança para educação infantil é que ele auxilia a criança a obedecer ao ritmo e, consequentemente, fazer com que ela estimule a memória, já que ela precisa “gravar” os passos.

5 – Zumba

Um dos ritmos queridinhos dos adultos pode ser uma boa opção de dança para criança. Além de ajudar a queimar calorias, ideal para os que estão acima do peso (combatendo a obesidade infantil), a zumba traz bastante diversão entre os pequenos.

Com músicas apropriadas para a idade, os pequenos aprendem coreografias fazendo com que a memória seja exercitada e ainda ajuda no condicionamento.

Além disso, este estilo de dança de criança traz outros desenvolvimentos como, por exemplo, criatividade, coordenação, trabalho em equipe, dentre outros.

A faixa etária indicada para começar a participar de uma aula de zumba é de cinco anos, já que o estilo exige algumas habilidades que uma criança menor pode ainda não ter desenvolvido.

6 – Ciranda é diversão na certa

Este é um dos tipos de dança para educação infantil porque é indicado para os pequeninos, pois o objetivo é praticar em círculos com todas as pessoas envolvidas de mãos dadas. Geralmente, a ciranda é feita com cantigas infantis, deixando a aula ainda mais lúdica e gerando diversas risadas.

Uma das vantagens de inscrever as crianças na aula de ciranda é que, entre os tipos de dança infantil, esse estilo traz a contribuição de um lado mais afetivo para aquele momento.

As danças circulares ainda ajudam os pequenos a ter maior controle do seu corpo, proporciona uma redução da vergonha e acalma a irritação, dentre outras vantagens.

Este estilo de dança de criança é uma prática que tem origem escocesa e teve inspiração em movimentos tradicionais e folclóricos do conhecimento do coreógrafo Bernhard Wosien. O surgimento aconteceu em 1976 e é utilizado até os dias atuais.

No geral, essa é uma forma divertida dos pequenos praticarem uma atividade física, melhorando, especialmente, a capacidade cognitiva e motora. Fora que as crianças se divertem demais durante as aulas de ciranda.

Entre outros benefícios que escolher um dos tipos de dança para educação infantil é que ela faz com que o músculo seja fortalecido, melhora a postura e ainda auxilia na integração delas com o grupo.

Além disso, a introdução dessa atividade faz com que o cansaço gerado auxilie na hora de dormir, proporcionando um descanso ainda melhor. Enquanto elas estão se “mexendo”, o corpo libera substâncias que criam um bem-estar.

Não se esqueça: criança que dança trabalha a musculatura, estimula a coordenação motora, flexibilidade, postura, tem maior consciência corporal, noções de espaço, além de melhorar sua integração social. O seu filho já treina algum estilo?

A Seven Boys foi fundada em 1950, em São Paulo. Pois é….temos uma looonga história!