personagem
Como cuidar da pele das crianças no verão? Veja algumas dicas!

Notíciasout, 21 - 2023

Como cuidar da pele das crianças no verão? Veja algumas dicas!

Calor é sinônimo de dias mais longos e ensolarados, além de muito quentes. Principalmente para os pequenos, é um convite a brincar ao ar livre, vestir roupas leves e se refrescar à beira-mar ou em piscinas.

Toda esta diversão também exige cautela e é preciso saber como cuidar da pele das crianças no verão.

É por meio dos raios do tipo ultravioleta B que nosso organismo obtém a vitamina D, que melhora a absorção de cálcio e previne o raquitismo. Contudo, a pele de bebês e crianças é muito mais sensível que a dos adultos e deve sempre ser protegida contra o sol.

Sendo assim, nada de exagerar na exposição solar e achar que está melhorando a saúde do seu filho. Há cuidados que devem ser tomados para garantir que tudo ocorra bem no clima quente. Confira como passar por essa época lendo esse texto até o final.

Veja dicas de como cuidar da pele das crianças no verão

Para te ajudar a lidar com o clima mais quente do ano sem esquentar a cabeça e aproveitar ao máximo com os pequenos, separamos dicas muito importantes. Confira!

Escolha bem o horário de exposição

Controle o  período em que a criança se expõe ao sol. Apenas os raios solares da manhã e do fim da tarde são recomendados para os pequenos.

Escolha passeios antes das 10h ou após às 16h e evite ao máximo as horas mais perigosas do sol.

Aplique protetor solar

Uma dica muito importante sobre como cuidar da pele das crianças no verão é que, mesmo durante o horário indicado para exposição ao sol, é fundamental usar um protetor solar recomendado para a idade da criança.

Mas lembre-se: se a dúvida for se bebê pode usar protetor solar, saiba que durante os seis primeiros meses de vida, ele não deve ser exposto diretamente ao sol e não deve usar filtro solar, pois há na composição substâncias que podem ser perigosas para a pele sensível do recém-nascido.

Na hora de aplicar o produto, use uma quantidade generosa, nada de economizar. Certifique-se de não esquecer nenhuma parte como orelhas, nuca e peito do pé. Reaplique o protetor solar a cada imersão na água e/ou a cada 3 horas.

Fique atento também aos cuidados para evitar afogamentos no caso de levar seu pequeno para piscinas e praias.

Recorra a roupas e acessórios

Abuse de chapéu, boné, roupa leve e guarda-sol. Nada disso substitui o uso de filtro solar e cuidado com o horário de exposição, mas são fundamentais para ajudar a proteger a pele sensível da criança.

O que fazer se a pele ficar ardida?

Caso a exposição tenha sido agressiva demais à pele do pequeno e haja queixa de ardência, faça compressas frias usando um pano úmido.

Para ajudar a pele a se recuperar ainda mais rápido, aplique hidratante à base de água, próprio para crianças.

Frutas cítricas podem causar manchas de pele

Outra dica de como cuidar da pele das crianças no verão é evitar que elas tenham contato direto com frutas cítricas, como limão, laranja e maracujá, pois podem causar manchas. Então, ofereça este tipo de fruta longe do alcance dos raios solares e lave bem as mãos e o rosto delas logo após o fim da refeição.

Proteja a pele contra picadas de mosquitos e pernilongos

Quer saber como cuidar da pele das crianças no verão? Entenda que o uso de repelentes é essencial, porque ele vai manter mosquitos e pernilongos longe dos pequenos. Opte por produtos à base de Deet e Icaridina, que protegem também contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Assim como acontece com o protetor solar, os repelentes só podem ser usados em bebês com mais de 6 meses. Antes disso, a única forma é com o uso de roupas com mangas longas e calças compridas, além de telas e mosquiteiros.

Areia também pode esconder perigos para a pele

Nem todos sabem, mas a areia contaminada pode transmitir doenças de pele como micoses, bicho de pé, bicho geográfico e toxoplasmose.

Para prevenir micoses, o melhor é não andar descalço em lugares úmidos como lava-pés e vestiários, que favorecem a proliferação de fungos. Já o bicho geográfico pode entrar na derme por meio do contato com fezes de cães e gatos contaminados pelo parasita.

Para evitar, o melhor é evitar que as crianças andem descalças em lugares onde os pets circulam.

Opte por usar roupas leves

Além de pensar nos itens que oferecem mais proteção e se bebê pode usar protetor solar, outra dica de como cuidar da pele das crianças no verão é deixá-los com roupas leves, se possível, de algodão.

Desta forma, a pele respira melhor e evita algumas irritações, por exemplo.

Existem mais tecidos que também deixam os pequenos bem frescos na estação mais quente do ano. Porém, se atente aqueles que devem ser evitados como: linho, seda e tricoline, que são materiais que esquentam um pouco mais.

Faça controle do suor

Além de nos lembrarmos como proteger a pele do sol, precisamos ficar atentos ao suor das crianças, pois podem aparecer brotoejas, chamada de miliária, trazendo bastante desconforto. Elas causam coceira e, dependendo do caso, podem trazer inflamações. Por isso, é importante ficar de olho, também, na temperatura do banho.

E por falar em água do banho, devemos pontuar que, neste período, o indicado é que ele aconteça em temperatura morna e não muito elevada. Afinal de contas, o ambiente já está quente.

A duração deve ser de, no máximo, dez minutos, evitando que o organismo perca água.

Hidrate a pele das crianças

A forma de como cuidar da pele das crianças no verão traz muitas dúvidas, mas, claro, nos atentar nas horas mais perigosas do sol é um dos pontos principais. Porém, a hidratação dos pequenos é essencial, já que eles são mais frágeis.

Para isso, você pode usar loção, hidratante e pomadas, de acordo com a idade de cada criança.

Estes produtos, além de trazerem mais proteção, ainda podem evitar algumas agressões externas. Se estiver com dúvidas sobre qual é o melhor, pergunte ao pediatra.

Para complementar os cuidados e saber como proteger a pele do sol, aplique loção hidratante com substâncias que ajudam na regeneração como Aloe Vera, Camomila e Alfa Bisabolol. Mas lembre-se: a principal hidratação deve vir de dentro para fora, por isso, ofereça aos pequenos muita água fresca, suco de fruta, chás e água de coco.

Caso a criança apresente algum sintoma de desidratação, vá ao médico porque esse é um dos grandes perigos do verão. Os principais sinais são: falta de elasticidade da pele, lábios e língua secos e diminuição na quantidade de urina.

Você poderá, inclusive, antes de levá-la ao médico, dar o soro caseiro que é feito com a medida de um copo de água para cada colher (sopa) de açúcar, somada com uma colher (sobremesa de sal).

Tenha um kit verão separado

Todos os itens que citamos acima são essenciais, mas, por ser uma época muito quente, todos os cuidados são importantes. Por isso, tenha sempre na sua bolsa do verão, xampu e sabonetes neutros, afinal de contas, esta estação pode deixar a pele dos pequenos muito seca.

Agora que você já sabe como cuidar da pele das crianças no verão, aproveite bem a época para criar novas memórias!!

A Seven Boys foi fundada em 1950, em São Paulo. Pois é….temos uma looonga história!