personagem
Você sabe como trabalhar a autoestima das crianças?

Notíciasjul, 15 - 2021

Você sabe como trabalhar a autoestima das crianças?

A autoestima infantil é o conjunto de crenças e sentimentos que desenvolvemos sobre nós mesmos e isso começa já nos primeiros anos de vida. Ela é criada por meio de experiências e atitudes e faz parte de todo processo de aprendizado, desde a infância. Pensando nisso, separamos dicas de como trabalhar a autoestima das crianças.

Primeiro, é necessário ressaltar a importância de desenvolver a autoestima infantil, já que, como citado antes, ela tem grande influência na vida adulta, nas escolhas e nas atitudes do seu pequeno. As crianças aprendem, inicialmente, com as primeiras figuras de referência, que muitas vezes são os pais. Eles têm os adultos mais próximos como “espelhos”. Dessa forma, tudo o que é dito ou feito serve de referência para as crianças, influenciando diretamente no processo de construção da autoestima infantil, que servirá de base para quem a criança será no futuro.

Agora que você já sabe a importância de trabalhar a autoestima do seu filho, vamos para as dicas.

Valorize o esforço da sua criança

Independente de qual foi o resultado e do nível de dificuldade da atividade em questão, é importante ressaltar a tentativa e o esforço do seu filho ao desempenhá-la. Assim, ele se sentirá estimulado a fazer aquilo com mais vontade e segurança nas próximas vezes. Diga frases que estimulem, como “Você arrumou seus brinquedos direitinho, parabéns!”.

 

Ouça sempre 

Escutar o que seu filho tem a dizer é muito importante. Você ensina seu pequeno a se expressar e a trabalhar suas emoções, criando um ambiente seguro de escuta. Por isso, sempre que seu filho quiser falar sobre alguma coisa, mostre que você está escutando com atenção. Então, da próxima vez que você pensar “o que fazer para aumentar a autoestima do meu filho?”, comece pela escuta. Parece bobo, mas faz toda a diferença.

 

Nada de comparações, hein?

Sabe aquelas comparações com amigos, coleguinhas, primos ou irmãos que parecem inocentes? Esse tipo de atitude pode afetar a autoestima infantil. Em vez disso, foque nas atitudes da sua criança: elogie ou aponte o que ele pode se esforçar mais, sem comparações. Afinal, você estará ensinando ao pequeno que somos todos diferentes e não há ninguém melhor ou pior que ninguém.

Que tal aproveitar as dicas e botar em prática essas atividades para promover a autoestima do seu pequeno? 

Veja também