personagem
Xixi na cama? Veja dicas para ajudar seu filho a evitar os escapes noturnos

Notíciasmar, 20 - 2019

Xixi na cama? Veja dicas para ajudar seu filho a evitar os escapes noturnos

A enurese noturna na infância, mais conhecida como xixi na cama, é mais comum do que se imagina. Confira algumas dicas para lidar com esta situação com mais naturalidade e tranquilidade.

Evite oferecer líquidos para as crianças, pois a bexiga vazia durante o sono diminui as chances de um acidente durante a noite. O mais recomendado, na verdade, é justamente esvaziar a bexiga até o último momento, incentivando a criança a fazer xixi antes de ir para a cama.

Jamais volte a colocar a fralda na criança durante o período da noite. Não castigue e nem culpe-a pelo xixi na cama ou use o fato para constrangê-la na frente de outras pessoas – ainda que em tom de brincadeira. Pelo contrário, a criança precisa da compreensão, paciência e do amor dos pais e, se necessário, de acompanhamento psicológico.

Coloque uma capa protetora no colchão para evitar que a urina seja absorvida. Faça um calendário para incentivar a criança a controlar a urina, colocando uma estrelinha ou carinha feliz nos dias sem escape.

A enurese noturna está relacionada a diversos fatores, como transformações bruscas na rotina da criança (exemplos: mudança de casa, a separação dos pais ou mesmo a chegada de um novo irmão). Está também relacionada a herança genética e pode, inclusive, indicar problemas de saúde como diabetes, infecção urinária e incontinência urinária.

Por Thamyê Bloes

A Seven Boys foi fundada em 1950, em São Paulo. Pois é….temos uma looonga história!