Brincadeira de criança, como é bom, como é bom … (Duvido que você não leu cantando…rs.) Ainda mais quando feito em família.

Brincadeira de criança, como é bom, como é bom … (Duvido que você não leu cantando…rs.) Ainda mais quando feito em família.
Estas atividades colaboram com o autoconhecimento das crianças, além de permitir que criem visão de mundo, trabalhem a imaginação e o senso de equipe. Elas são de extrema importância a participação de todos nesse momento.
Vamos então falar um pouco sobre jogos e brincadeiras para fazer em família? Talvez você não tenha parado para pensar o quanto as atividades familiares são importantes para o desenvolvimento infantil. Contudo, saiba que elas desempenham um papel essencial.
E se está sem ideias de como inovar e sair da rotina, separamos muitas opções para adequar conforme a idade do seu filho!
Abaixo, você pode escolher o tipo de atividade que pode interessar melhor para seu filho, bem como adaptar conforme a idade. Há opções para todos os gostos!
Essa é uma brincadeira de memorização simples e que não requer materiais. Funciona da seguinte forma: uma pessoa fala, por exemplo, “eu fui à feira e comprei uma laranja”.
O próximo então diz “eu fui à feira e comprei uma laranja e um porta-retratos” e assim por diante!
Eles estão entre as opções de jogos e brincadeiras para fazer em família mais versáteis de todas, dependendo do que tiver disponível em casa e da idade das crianças. Alguns títulos clássicos incluem: Jogo da Vida, Ludo, Banco Imobiliário, Cara a Cara, Xadrez e Damas.
Essa é uma atividade divertida por si só, mas que tal usar essa oportunidade para ensinar aos pequenos sobre a Língua Brasileira de Sinais? Além de ser uma brincadeira que entretém, a criança ainda aprende sobre a vivência de pessoas com deficiências.
Também chamado de “adedonha”, essa é uma brincadeira clássica. Basta separar folhas de papel com diversas categorias (como “animal”, “fruta”, “nome”) e sortear uma letra.
Ganha quem fizer mais pontos, tendo preenchido toda a tabela com a letra que foi sorteada.
Entre os jogos e brincadeiras para fazer em família, essa é famosa e ajuda a estimular a criatividade. Duas ou mais duplas sorteiam palavras e então precisam comunicar o que foi sorteado ao parceiro sem utilizar a voz, somente por meio de gestos corporais.
Caso alguém da dupla adversária acerte antes, são eles quem recebem os pontos.
Para essa atividade, o grupo se organiza em uma roda. O primeiro da roda então deve falar uma frase (o quanto mais complicada ela for, mais divertido será!) para a pessoa seguinte, cochichando.
O processo continua até que o último repita o que ouviu em voz alta para todos.
Esse pode ser praticado com cartinhas já prontas ou feitas pelas próprias crianças, utilizando post it e lápis coloridos. O objetivo é lembrar onde uma determinada carta está e formar pares idênticos.
Ganha quem fizer mais combinações de cartas sem errar. Este está entre os jogos e brincadeiras para fazer em família mais comuns e fáceis também.
Treinar a percepção é o principal objetivo da atividade. Deve-se observar duas figuras similares, mas distintas, e apontar as diferenças entre elas.
Ganha quem conseguir encontrar o maior número de diferenças ou perceber todas mais rápido que os adversários.
Assim como os de tabuleiro, esses são múltiplos, muitos deles usando um baralho clássico. Dentre os jogos de cartas alternativos, podemos citar “Uno” e “Lhama”. Antes de começar a brincadeira, é necessário explicar as regras de maneira atenciosa.
Trata-se de uma brincadeira que cumpre exatamente o que indica o seu nome! Nela, os responsáveis pelas crianças devem esconder objetos pela casa e deixar pistas em lugares variados, a fim de que os pequenos decifrem os enigmas e encontrem cada item.
Essa é uma daquelas brincadeiras físicas divertidas e que podem ser realizadas dentro de casa. Cadeiras são colocadas em um círculo e então uma música começa a tocar. Ao fim, todos devem sentar-se. Perde aquele que for o último a se sentar.
Entre os jogos e brincadeiras para fazer em família, essa opção é indicada para as crianças que apreciam músicas! Não é preciso nenhuma máquina específica para isso, desde que você tenha um microfone e um dispositivo onde possa colocar um vídeo com a melodia e as letras da música que deseja cantar.
A ideia é replicar a experiência de assistir filmes em um cinema! Para famílias com quintal e projetores, é possível até mesmo fazer um cinema externo. Faça pipocas e chame outros familiares ou amigos para se reunir durante a sessão.
Entre os jogos e brincadeiras para fazer em família, esse é um tipo de hobby que não tem idade, existindo títulos para os mais variados públicos. Você pode usar um console específico (como Playstation, Xbox e Nintendo Switch), um computador ou mesmo dispositivos móveis.
Nessa opção, cada participante fica com uma cartela com várias dezenas numéricas, as quais são sorteadas uma a uma. O bingo familiar pode ser jogado com prêmios feitos por todos, sem que precise comprar presentes específicos e gastar dinheiro.
O jogador pega uma bola, arremessa para cima e grita o nome de outro participante. A pessoa citada deve pegar o objeto e gritar “Alerta!”.
Imediatamente, todos devem ficar estátuas. O jogador que está com a bola dá 3 passos e, parado, deverá tentar acertar a pessoa que tiver mais próxima. Se acertar, a atingida sai da brincadeira. Se errar, ele é quem sai. É uma espécie de queimada parada.
Entre os jogos e brincadeiras para fazer em família, esse é bem clássico. A amarelinha é desenhada no chão com giz, com um círculo na ponta que leva a palavra céu.
A brincadeira consiste em pular de casa em casa, com um ou dois pés, sem desequilibrar ou pisar nas linhas.
É uma brincadeira de bola. Os jogadores ficam em roda e um deles no centro dela.
O objetivo é que o bobinho (jogador ao centro da roda) consiga pegar a bola. Se conseguir, quem chutou pela última vez será o novo bobinho. A brincadeira pode ser feita com os pés ou com as mãos.
Um jogador ficará de olhos fechados, contando de 1 a 10 (ou mais) para que, enquanto isso, os demais se escondam. O objetivo é encontrar todos os outros, antes que eles voltem ao local escolhido para a contagem.
Dois participantes seguram nas extremidades da corda e começam a fazer movimentos com ela. Enquanto isso, os demais deverão ultrapassar sem tocar nela. Se não conseguir, é eliminado. O último a ficar, vence.
Além dessas opções de jogos e brincadeiras para fazer em família, existem muitas outras que você pode inventar conforme a ideia e preferências do seu filho. Aproveite esses momentos da melhor forma!
Veja também:
Este é o ponto de encontro onde o sabor encontra a diversão. Navegue pelo blog Seven Boys e explore nossas receitas e dicas de entretenimento feitas especialmente para você!
Veja nossos produtos
Delicie-se com as clássicas Bisnaguinhas, o sabor inconfundível dos nossos Panettones e a deliciosa variedade de Pães e Bolos Seven Boys. O sabor e a maciez que você e sua família adoram!
